OPEP+ chega a acordo e pacotes de estímulo econômico continuam em destaque

acordo-opep

Após uma semana positiva para o Ibovespa, mercados internacionais amanhecem em leve queda enquanto investidores se preparam para a temporada de resultados do 1T20.

Futuros do S&P 500 nos EUA operam em queda de quase 1%, e bolsas na Europa estão fechadas devido ao feriado. Mercados asiáticos fecharam sem direção definida; China -0,4% e Japão -2,3%.

Os preços de petróleo operam em direções mistas nesta manhã, com o Brent estável aos US$31,31/barril (-0,54%) e o WTI em alta de +1,45% aos US$23,09/barril.

Após o início das negociações na última quinta-feira (09) e ao longo do final de semana, os países da OPEP+ conseguiram chegar a um acordo para reduzir sua produção em 9,7 milhões de barris ao dia (mbpd) a partir de 1º de maio, por dois meses.

A partir de julho de 2020, o nível de cortes será reduzido para 7,6 mbpd até o final do ano, e depois passará a 5,6 mbpd, vigentes até o final de 2022.

Apesar de sua magnitude histórica, ainda restam muitas dúvidas se o acordo será suficiente para se evitar uma situação de aumento exacerbado dos estoques de petróleo no mundo em vista da queda de demanda global de -20% a -30% como fruto da pandemia do COVID-19, que efetivamente paralisou o transporte aéreo e boa parte do terrestre no mundo.

A deterioração de condições econômicas também é fonte de preocupações. Clique aqui para acessar o comentário internacional completo. Continue lendo.

LIVES DO DIA – 13/04

10h – Fundos de Crédito Privado High Grade: panorama da indústria
Participantes: André Fadul, gestor do Credit Agricole, e Carlos Maggioli, gestor da Quasar

18h – Guerra, gripe e paz: o mundo em 1918 e nos dias atuais
Participante: Daniel Araújo dos Santos, professor de história e relações internacionais para o curso preparatório do Itamaraty

Acesse as transmissões ao vivo AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Professor Da FGV Analisa Compra Das Ações Da Petrobras Antes Do Megaleilão Do Pré-Sal

Sair da versão mobile