Obras do maior empreendimento imobiliário do Porto Maravilha será pautada por sustentabilidade

Fachada Porto Carioca Emccamp (Foto: Divulgação)

Ao longo de 45 anos de atuação no mercado imobiliário, a Emccamp Residencial intensificou seus investimentos nos pilares ESG (Enviromental, Social and Governance) e segue atenta às questões voltadas à sustentabilidade.

O Porto Carioca, nova aposta da construtora no Rio de Janeiro, considerado o maior empreendimento da região do Porto Maravilha, é um exemplo. O projeto foi apresentado ao mercado em agosto e o lançamento está previsto para setembro.

O empreendimento terá 1.472 unidades residenciais e quatro lojas comerciais, que devem gerar negócios da ordem de R$ 600 milhões. As obras do empreendimento terão início ainda neste ano, com conclusão em até 36 meses.

A Emccamp utilizará nas obras do Porto Carioca um sistema de fôrmas de alumínio para fabricação de paredes e lajes em concreto armado. As vantagens em optar por esse tipo de construção são diversas, como a redução do tempo de obra, qualidade do sistema construtivo e redução dos custos fixos e indiretos das obras.

Além disso, propicia um ambiente de obras mais limpo, o que é benéfico tanto para os trabalhadores, como para os moradores do entorno”, destaca Andre Campos, vice-presidente da Emccamp.

No canteiro de obra, o uso das paredes de concreto moldadas in loco diminui, drasticamente, o desperdício de materiais, elimina a geração de entulho e promove maior organização.

Dentro desse enfoque, baseado na “Política dos 3R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar” na construção do empreendimento, haverá o fornecimento de “kits” de materiais, nos quais os insumos utilizados nas obras são calculados de acordo com o dimensionamento de cada prédio.

“Ou seja, por pavimento ou apartamento, é fornecida a quantidade exata de materiais necessária para a conclusão daquela etapa construtiva. Dessa forma, é possível ter maior controle de insumos e custos, menos desperdício e, consequentemente, menos resíduos gerados. Entre os exemplos de kits estão o hidráulico, elétrico, armação, pintura, acabamento, entre outros”, pontua.

Harmonização com o entorno

O projeto arquitetônico do Porto Carioca também foi pensado para harmonizar com o crescimento do Porto Maravilha.

A região entrou para o ranking dos bairros mais “cool” do mundo, segundo a pesquisa anual realizada pela revista Time Out Londres, em 2021 e tem atraído eventos culturais e investidores.

Para garantir a harmonia, a fachada do Porto Carioca reúne modernidade e requinte.  A construtora vai construir no entorno do empreendimento um “espaço de convivência” para deixar o entorno mais harmonizado, iluminado, com bancos, mesas e jardins.

ESG na Emccamp

A sustentabilidade está no DNA da Emccamp. A companhia criou um grupo de estudos de temas de ESG, dentro do Comitê de Governança, com a participação de colaboradores de diversas áreas da empresa.

Foi iniciado um projeto para revisitar métricas e processos internos, a fim de envolver todas as áreas da empresa e destacar a importância do papel de cada um nesse âmbito.

A empresa também tem trabalhado na implantação do processo de enquadramento de todos os empreendimentos no Selo Casa Azul + CAIXA, o objetivo da adoção do certificado é a promoção de soluções urbanísticas e arquitetônicas de qualidade, com o uso racional dos recursos naturais e a conscientização dos benefícios sociais e econômicos da construção sustentável.

Para atendimento aos requisitos da certificação, são avaliados ações e projetos em seis categorias: Qualidade de Vida e Bem-Estar; Eficiência Energética e Conforto Ambiental; Gestão Eficiente da Água; Produção Sustentável; Desenvolvimento Social e Inovação. Todos temas relacionados às iniciativas de ESG.

“Queremos trazer essa classificação também para o Porto Carioca. Ações como esta, reforçam o compromisso da empresa em atuar com responsabilidade, adotando processos que prezam pela sustentabilidade, segurança, agilidade e qualidade das obras”, finaliza Andre Campos.

Sair da versão mobile