Compreender o que é PDI e como aplicá-lo no dia a dia da empresa é um gatilho importante para o crescimento saudável e organizado de qualquer instituição. Isso porque, um Plano de Desenvolvimento Individual contribui para um dia a dia mais efetivo.
Além disso, da mesma forma que um DPO as a service é importante para padronizar sistemas em relação ao cumprimento da LGPD, um PDI é capaz de alinhar processos e tarefas quando o assunto é equipe.
Por isso, preparamos esta matéria exclusiva que irá explicar o que é PDI e como ele pode potencializar os resultados da sua empresa. Confira conosco e boa leitura!
Afinal, o que o PDI?
O PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é uma das ferramentas disponíveis para que empresas sejam capazes de contribuir com o crescimento de seus funcionários. Ou seja, é um plano que serve para a gestão de pessoas.
Inclusive, é uma forma de manter alinhado os objetivos de cada profissional e da própria empresa. E claro, também é uma forma de manter o profissional motivado e engajado com as propostas do negócio.
Dessa forma, a ideia é contar com um planejamento individual e que possua vários objetivos. Assim, há pontos a curto, médio e longo prazo que devem ser alcançados com foco no desenvolvimento da pessoa.
Inclusive, essa é uma estratégia que as pessoas podem usar com a ajuda de um profissional, mesmo não estando em um ambiente de empresa. Afinal, é uma forma de ajudar a desenvolver várias competências.
Como funciona um Plano de Desenvolvimento Pessoal
Como mencionado, o PDI funciona como uma técnica para desenvolver competências de acordo com etapas. Ou seja, tudo é organizado para que o profissional cumpra metas ao longo do tempo.
Dessa forma, ele pode adquirir um verdadeiro crescimento profissional, por meio de etapas que vão focar em melhorias, formação, características e muito mais. Ou seja, é possível traçar objetivos tanto profissionais quanto pessoais.
É ideal que o plano fique com a responsabilidade de cada profissional, mas com a ajuda de um líder todo o processo poderá ser melhor executado.
Isso porque, o líder pode ser o responsável por organizar reuniões, orientações e feedbacks semanalmente para manter os colaboradores próximos e engajados.
O que é PDI e qual sua importância para uma empresa
Além de entender o que é PDI, é importante saber qual a sua importância e como ele pode contribuir para que a empresa cresça. Por isso, listamos alguns pontos fortes a seguir. Confira!
Apontamento de pontos fortes e fracos
Algo que faz parte do PDI é o momento de análise do profissional, com o seu desempenho até então. Por isso, é uma forma de identificar quais os pontos fortes e fracos daquela pessoa.
Ou seja, é algo essencial para que a empresa e o próprio profissional tenha uma noção completa das aptidões e dos pontos que merecem atenção.
Criação de um plano de ação
Um detalhe sobre o PDI é que por ser um plano de desenvolvimento, ele precisa contar com um plano de ação que seja objetivo.
E claro, esse plano de ação deve ser pensado para conseguir impactar no desenvolvimento de cada profissional.
Desenvolvimento profissional
Como o objetivo do PDI é o desenvolvimento profissional, é ideal construir um caminho de crescimento e conhecimento para as pessoas envolvidas.
Ao contar com um plano bem estruturado, fica ainda mais fácil acompanhar os avanços feitos pelos profissionais.
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O que é PDI e como estimular colaboradores através dele
Não adianta apostar no PDI se apenas a empresa está engajada com o projeto. Para que tudo dê certo, e o benefício seja para ambas as partes, o profissional precisa estar envolvido.
Assim, é necessário pensar em ações, reuniões, palestras e outras formas de manter o funcionário por perto, cumprindo as metas e se dedicando ao plano.
Como montar um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI)
Agora que você sabe o que é PDI, chegou o momento de entender como montar esse plano da melhor forma. Sendo assim, tenha em mente que são necessárias algumas etapas para que ele fique bem estruturado.
Alinhamento
O primeiro passo para formar um plano completo é alinhar os objetivos da empresa com os objetivos dos colaboradores.
Afinal de contas, é preciso entender se esses profissionais vão se dedicar, o quanto pretendem entregar no processo e quais são suas expectativas.
Mapeamento de competências
Em seguida, é hora de fazer o mapeamento das competências do profissional. A ideia é entender mais sobre seus aspectos comportamentais e técnicos, para entender mais sobre ele.
Definições estratégias
O passo seguinte é definir as estratégias que farão parte desse plano. E para isso, é ideal que você pense opções variadas para cada tipo de pessoa, afinal, os perfis e formas de aprendizado são diferentes.
Ao final, tente balancear as opções para criar uma estratégia que seja ampla e eficaz para os colaboradores.
O que é PDI e como é feito seu acompanhamento
O acompanhamento é parte do que é o PDI, portanto, é essencial estar próximo do profissional durante todo o processo.
Nesse momento, é necessário estar disponível para ajudar, tirar dúvidas e ser um suporte. Assim como é preciso avaliar e repassar feedbacks.
Processo
Agora já se sabe o que é PDI e como esse processo é de grande ajuda para o crescimento do profissional e da empresa. Assim, estamos falando de algo que deve ser feito em conjunto para trazer retornos a ambos os lados.
O Plano de Desenvolvimento Individual é uma forma de auxiliar no crescimento pessoal e profissional das pessoas, por meio de várias metas que exigem um acompanhamento. Logo, existem objetivos a curto e longo prazo.
A empresa que deseja aplicar esse processo precisa pensar em um plano de ação, com estratégias que funcionem para sua equipe. E claro, deve estar disposta a oferecer feedbacks e momentos que contribuam com o crescimento dos colaboradores.
Como explicado, o PDI deve ser feito pensando nos objetivos da empresa e do profissional, contando com pontos importantes para o real desenvolvimento da equipe.