O inabalável mercado da medicina estética

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O mercado da medicina estética se amplia com a entrada de novos usuários que buscam procedimentos menos invasivos.

Isso pode ser percebido na pesquisa realizada pelo ISAPS – Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, realizada em 2019 e publicada em 2020.

O estudo mostra que o Brasil apresentou um aumento de 28% na realização de procedimentos não-cirúrgicos. Aponta ainda que o Brasil é o segundo país com maior número de procedimentos não-cirúrgicos realizados, superando apenas os Estados Unidos.

Outra pesquisa realizada em agosto de 2020 pela Mckinsey, multinacional de consultoria de gestão estratégica, mostrou um aumento no interesse por bem-estar – e os procedimentos não-cirúrgicos fazem parte de um dos pilares da categoria.

De acordo com o estudo, 79% dos entrevistados acreditam que o bem-estar é importante e 42% o consideram uma prioridade. Foram entrevistados 7.500 consumidores em seis países e, segundo eles, os cuidados com a aparência fazem parte das seis dimensões do bem-estar .

A empresa americana calculou um valor de mercado global do bem-estar em mais de $1,5 trilhão, com crescimento de 5% a 10% .

Indo ao encontro do que se mostrou nas pesquisas, o mercado de medicina estética, que já crescia antes da pandemia, deu um salto maior após o período.

“O setor teve uma expansão surpreendente. Novos usuários entraram no mercado e consumidores que faziam parte do nicho passaram a explorar outros procedimentos estéticos”, explica Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics Brasil.

De acordo com ela, esse crescimento aconteceu por alguns motivos. Primeiro, as pessoas tiveram mais renda disponível para realizar procedimentos estéticos, uma vez que alguns hábitos de consumo mudaram com o isolamento social e a impossibilidade de experienciar o lazer fora de casa.

Com o home office, elas também passaram a se olhar mais nas videochamadas, causando o que se chama de “efeito zoom”. “Isso despertou a procura por procedimentos para a área dos olhos, do contorno do rosto e do pescoço – regiões visíveis nas reuniões on-line”, explica ela.

Por último, as incertezas da pandemia minaram a autoconfiança das pessoas e uma das formas que encontraram para se sentirem bem e elevar a autoestima foi por meio de cuidados com a beleza e o bem-estar.

Tudo isso refletiu no desempenho financeiro da Merz Aesthetics Brasil, uma das maiores empresas de medicina estética do mundo. Segundo Giovana, a empresa cresceu 79% em comparação com o ano anterior. Além disso, o número de contratações aumentou 23% em relação ao mesmo período.

Sucesso de crescimento

Além do crescimento do setor, parte do sucesso da empresa se deu pela estratégia de relacionamento que criaram para seus clientes durante a pandemia.

“Nos primeiros meses da crise, lançamos o programa Merz com Você para auxiliar os médicos, que assim como todos nós, estavam passando por um momento de incerteza e insegurança. Desse modo, criamos uma comunicação para que eles continuassem próximos dos seus pacientes, mesmo com o distanciamento social”, conta Giovana Pacini.

Além disso, promovemos workshops de marketing e comunicação digital, webinars de bem-estar e gestão de clínicas, treinamentos para os colaboradores e oficinas de atualizações dos produtos e técnicas,” diz ela.

O programa foi bem recebido pelos médicos e gerou um retorno positivo para a empresa.

Muitos falaram que a Merz Aesthetics foi essencial para eles durante a pandemia. “Conseguimos gerar valor e fortalecer os nossos relacionamentos. Acredito que isso foi fundamental para a empresa converter clientes e refletiu no resultado”, diz.

De acordo com a Country Manager, com essa perspectiva de crescimento, novos projetos estão sendo criados para que a empresa continue se destacando no mercado.

“O cenário para o setor é favorável e deve continuar crescendo com a recuperação econômica. É por isso que estamos investindo em novos programas de relacionamento com os clientes e em inovação para continuar surpreendendo o mercado”.

Sobre a autora

Formada em administração com MBA em marketing pela ESPM, Giovana é Country Manager da Merz Aesthetics Brasil e Diretora de Marketing Latam. Anteriormente, atuou como Gerente de Marketing na Galderma e Gerente de Produto dos laboratórios Cristália, Neoquímica e Farmalab Chiesi.

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