O impacto dos chargebacks no e-commerce brasileiro

Foto: Freepik

Um dos grandes desafios do e-commerce é oferecer uma experiência de compra sem fricção para os consumidores que potencialize as vendas sem comprometer a proteção de receitas.

Quando ocorrem os chargebacks – ou estorno de um valor cobrado em cartão de crédito ou débito – o comércio eletrônico tem que arcar com a queda de lucratividade nos gráficos da contabilidade.

Segundo análises da Signifyd – empresa global de combate a fraudes no e-commerce, os chargebacks e as fraudes no Brasil podem comprometer em torno de 1% da receita do negócio online.

Essa taxa pode ser maior dependendo do segmento e porte do varejo e, em um mercado cujas vendas online atingiram um total de quase R$170 bilhões em 2022 (ABComm), seu impacto chega à mesma ordem de bilhões de reais e toda atenção é importante.

“Ao receber uma contestação de compra, o e-commerce sofre não só com a devolução dos valores ao titular do cartão, mas também é impactado com o desperdício de investimentos feitos em taxas operacionais, custos logísticos, reposição dos produtos perdidos e do investimento de marketing para aquela compra”, explica Gabriel Vecchia, Diretor Comercial da Signifyd para o Brasil.

“Quando notamos que esses desperdícios poderiam ser direcionados a outras ações e investimentos para o crescimento da empresa, percebemos que evitar essas perdas se torna ainda mais importante”, completou.

O comércio eletrônico brasileiro é o maior da América Latina e vem crescendo ano após ano.

Estima-se que as taxas de crescimento devem se manter, chegando a 22% até 2025, segundo projeções da Americas Market Intelligence (AMI/2022).

Porém, a ascensão do e-commerce nacional é acompanhada do crescimento das fraudes e os problemas derivados delas.

É importante ressaltar que os chargebacks mais preocupantes/custosos, mas possíveis de serem evitados, são em boa parte gerados por fraudes online.

Elas podem ser cometidas das mais diversas formas, tais como informações pessoais roubadas, cartões de crédito clonados ou roubados, invasão de contas de usuários da internet, criação de identidades sintéticas e outros.

Segundo o Merchant Fraud Journal/2022, em 2023 os chargebacks devem custar cerca de US$100 bilhões ao varejo, somente nos Estados Unidos.

Com a expectativa de uma cifra alta em um mercado de e-commerce mais maduro, onde os índices de fraude e chargebacks tendem a ser menores que os do Brasil, pode ser perigoso ignorar os impactos dos chargebacks no país.

“Outro problema relacionado é que o temor às fraudes e ao risco de sofrer chargebacks leva os e-commerces a implementar medidas de proteção muito restritivas”, comenta Vecchia.

“Embora elas consigam, muitas vezes, minimizar as taxas de chargebacks, o fazem às custas de comprometer uma parcela significativa das vendas. Ou seja, muitas empresas deixam de vender ou vendem menos por medo e por sistemas de proteção legados. O ideal é buscar ferramentas modernas e capazes de alcançar um equilíbrio muito mais eficiente entre proteção, experiência de compra e aumento de vendas”, continua.

Para impulsionar os ganhos dos e-commerces, a plataforma antifraudes da Signifyd utiliza tecnologia para analisar riscos com maior precisão e assume os custos dos chargebacks para os varejistas, com uma garantia financeira integral.

A responsabilidade pela aprovação de uma transação fraudulenta é 100% absorvida pela empresa, promovendo segurança para os negócios digitais aprovarem mais pedidos.

“Se o comércio eletrônico não tem custos com os chargebacks, as margens de sua receita permanecem preservadas e permitem maiores investimentos em lançamentos de produtos, novas ferramentas tecnológicas e outros aperfeiçoamentos internos. O objetivo principal é crescer sem medo e com possibilidade de lucros maiores”, completa Vecchia.

SIGNIFYD no VTEX DAY 2023

A Signifyd participa pelo segundo ano consecutivo do VTEX DAY 2023.

Nos dias 05 e 06 de junho, no São Paulo Expo, a empresa reforça a importância de soluções antifraude e o combate aos chargebacks para proteção de receitas dos e-commerces.

No estande da Signifyd (próximo ao palco Track 4) os visitantes vão encontrar o robô SIG e conhecer a solução tecnológica da companhia de forma dinâmica e criativa.

O simpático robô é uma representação do uso de tecnologia e inteligência artificial pela Signifyd para proteger receitas e combater fraudes no comércio eletrônico.

Ao interagir com o público, o SIG vai oferecer as melhores recomendações sobre proteção contra fraudes, tirar fotos e, se estiver de bom humor, contar uma ou outra piada.

Serviço:
SIGNIFYD no VTEX DAY 2023
05 e 06 de junho de 2023
Próximo ao palco Track 4 – São Paulo Expo

Sobre a Signifyd

Signifyd oferece uma plataforma completa de proteção anti-fraudes para o e-commerce.

Com o uso de machine learning e inteligência artificial, analisa dados, rastreia transações fraudulentas e falsos positivos em tempo real e maximiza as taxas de conversão de transações, gerando ganho de receitas, eliminando as perdas financeiras por chargebacks.

Há mais de 10 anos no mercado, a empresa foi fundada por Michael Liberty – Co-Founder e Chief Product Officer (CPO); e Rajesh Ramanand – Co-Founder e CEO, ambos ex-executivos da Paypal. Entre seus clientes estão empresas listadas na Fortune 1000 e na Internet Top 500.

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