NIVEA lança propósito global #OToqueQueTransforma (#CareForHumanTouch)

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Juarez e Heloísa se conheceram há 56 anos em São João Del Rey (MG). Para eles, até hoje os abraços e os carinhos são sinais de amor e conforto. NIVEA os encontrou para o relatório O Estado do Toque Humano, de 2020 (foto: © NIVEA, 2020/Oliver Lassen)

A NIVEA, empresa especialista em cuidados com a pele há mais de 100 anos divulga, hoje (28), o seu propósito global O Toque que Transforma e Inspira Conexões.

O isolamento, a falta de contato físico e a sensação de solidão, impulsionados pela pandemia da COVID-19, trouxeram à tona a importância do toque humano para as relações pessoais.

Em resposta a essas constatações, a NIVEA inicia a sua jornada de propósito e se compromete a revelar os benefícios comprovados do contato físico para a saúde, assim que as circunstâncias permitirem.

A empresa irá investir 20 milhões de euros em projetos para o contato com a pele em todo o mundo, alcançando 150 mil pessoas, entre elas bebês prematuros, deficientes visuais e idosos com demência.

A marca também pretende conscientizar 100 milhões de pessoas sobre os benefícios comprovados do contato com a pele para a saúde até 2025.

Dois relatórios mundiais consecutivos e inéditos, encomendados pela empresa e feitos antes e durante a pandemia, revelam que quase metade das mais de 12 mil pessoas pesquisadas em 12 países disse que o isolamento fez com que se sentissem mais solitárias do que em qualquer outra época da vida.

O estudo também encontrou uma relação entre o sentimento de solidão e a falta de contato com os outros, tanto físico como emocional.

“A NIVEA sempre cuidou da pele e nós sempre cuidamos das pessoas. É isso o que define a NIVEA desde o começo. Queremos fazer a diferença com a nossa contribuição. E vamos usar a influência e o alcance da marca para espalhar a consciência sobre os efeitos positivos do toque humano para a saúde”, diz o CEO Stefan De Loecker.

Com a nova iniciativa #OToqueQueTransforma, NIVEA apoiará projetos sociais para promover qualidade de vida para pessoas em risco de solidão, por meio do contato com a pele.

No Brasil, os propósitos globais da Beiersdorf, Care Beyond Skin, e da NIVEA, #OToqueQueTransforma, se encontram para disseminar iniciativas locais de auxílio social, legado e cuidado.

A agenda brasileira inclui o desenvolvimento de ações com o público interno da companhia, envolvimento com a sociedade civil e com consumidores. As novidades serão anunciadas em breve e se estenderão pelos próximos anos.

O mundo sente falta do toque

A COVID-19 ressaltou a importância do toque humano e tornou mais difícil sentir a interação com a pele que precisamos.

A maioria das pessoas em todo o mundo aceitou a necessidade de estar socialmente distante e adaptou o comportamento de maneira adequada por enquanto. O desejo de colocar em dia as interações, assim que puderem, é grande.

A pesquisa conduzida pelo instituto de pesquisa independente Mindline, que produziu os estudos para a NIVEA, mostra que pessoas no mundo todo sacrificaram o contato físico durante a pandemia e muitas vezes sofreram de solidão como consequência.

O isolamento fez com que 75% das pessoas pesquisadas percebessem como o contato físico é importante para a saúde. Mais de um terço das pessoas no mundo espera que o contato com seu círculo mais próximo (família, amigos íntimos) aumente depois da crise, enquanto se espera que o contato com o círculo mais distante (colegas, conhecidos) diminua a longo prazo como consequência da pandemia.

“Gerar conscientização da necessidade e dos benefícios do contato com a pele para a saúde é crucial. Vamos assumir esse papel e continuar a ser guardiões do toque humano. Enquanto formos forçados a ficar socialmente distanciados uns dos outros durante a pandemia, temos de manter e aprofundar nossas relações como um escudo contra a solidão. Na convivência com a nossa família, o contato com a pele é, portanto, mais importante do que nunca”, afirma Ralph Zimmerer, vice-presidente Global de Identidade de Marca & Recursos de Marca de NIVEA.

A compreensão sobre o poder do toque

Os benefícios físicos e psicológicos do toque humano para a saúde são comprovados cientificamente. Mas como o toque fica em segundo plano na vida moderna, as pessoas classificam seus benefícios para a saúde como “novidade” e ao mesmo tempo como importantes.

O relatório da NIVEA revela que nove entre dez entrevistados antes e durante a crise da COVID-19 declararam que o toque humano é fundamental para uma vida feliz e realizada. Contudo, esse desejo universal continua não concretizado com a permanência da situação de pandemia.

Quatro de cinco pessoas que moram sozinhas declararam que não sentem o toque humano diariamente.

A falta de abraços é sentida por quase dois entre três entrevistados, que gostariam de recebê-los com mais frequência, e a solidão afeta mais pessoas de perfis distintos, como as que moram sozinhas, pais solteiros, adolescentes e millennials.

Ainda, 23% dos pais solteiros e 24% dos adolescentes expressaram fortemente que se sentem sós – contra uma média global de 16%.

Em contrapartida, há os que não sentem os impactos da falta do toque com a mesma intensidade: para sete em cada dez pessoas que participaram da pesquisa, o toque humano não é prioridade.

Este pensamento pode ser justificado por estilos de vida agitados, o surgimento de tecnologias e a confusão sobre o nível certo de contato com a pele de outras pessoas.

No entanto, o conhecimento dos benefícios do toque que a NIVEA levará em sua jornada #OToqueQueTransforma pode inspirar 86% das pessoas que não sentem a falta do toque a incluírem mais essa manifestação de afeto na vida diária.

Sobre a Metodologia da Pesquisa

O Volume I foi conduzido pelo instituto independente Mindline, com uma pesquisa online com 12.207 pessoas nos seguintes 12 países (aproximadamente mil entrevistados por país): Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Itália, África do Sul, Suíça, Tailândia, Reino Unido e EUA. Os entrevistados tinham entre 16 e 69 anos, numa amostra representativa com base em gênero, idade, região e ocupação. O estudo foi conduzido entre outubro de 2018 e março de 2019 (antes da pandemia).

Discussões de foco em grupo em 11 países, conduzidas pelo Happy Thinking People, um instituto de pesquisa independente, precederam a pesquisa quantitativa.

O Volume II também foi conduzido pelo Mindline como pesquisa online com 11.706 pessoas nos seguintes nove países: Austrália, Brasil, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Coreia do Sul, Reino Unido e EUA. Os entrevistados tinham entre 16 e 69 anos, numa amostra representativa com base em gênero, idade, região e ocupação.

O estudo foi conduzido entre abril de 2020 e outubro de 2020 (durante a pandemia).

Sobre a Beiersdorf AG

Beiersdorf AG é uma das principais empresas de produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados com a pele, e tem mais de 135 anos de experiência nesse segmento de mercado.

A empresa com sede em Hamburgo tem cerca de 20.000 funcionários em todo o mundo e está listada no DAX, o índice alemão de ações de referência. A Beiersdorf gerou vendas de €7,6 bilhões no exercício de 2019.

Seu portfólio de produtos compreende marcas de cuidado com a pele e o corpo fortes e destacadas internacionalmente, incluindo NIVEA – a marca de cuidados com a pele no. 1 do mundo* – Eucerin, Hansaplast/Elastoplast e La Prairie.

Milhões de pessoas no mundo escolhem as marcas da Beiersdorf todos os dias por seus produtos inovadores e de alta qualidade. Outras marcas renomadas como Labello, Aquaphor, Florena, 8X4, Hidrofugal, Atrix, Maestro e Coppertone completam o vasto portfólio.

A tesa SE, filiada integral da Beiersdorf, outra fabricante de destaque mundial na sua área, fornece produtos autoadesivos e soluções de sistema para a indústria, empresas artesanais e clientes.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA como nome de marca guarda-chuva nas categorias Body Care (Cuidados com o Corpo), Face Care (Cuidados com o Rosto) e Hand Care (Cuidados com as Mãos); em termos de valor de varejo, 2019.

Sobre a NIVEA

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 100 anos.

A marca é especialista em cuidados com a pele e está presente em cerca de 150 países.

No Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

A empresa lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”.

A NIVEA apoia a luta contra a pandemia de COVID-19, com a produção e doação de álcool gel, produtos para cuidados com a pele, além de apoio financeiro a ONGs, organizações internacionais e parceiros locais que atualmente enfrentam desafios.

Para mais  informações, acesse nivea.com.br

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