Ministério da Saúde retoma pesquisa de saúde bucal e empresas contribuem para ampliar o acesso no Brasil

saude-bucal

O Ministério da Saúde inicia em fevereiro a coleta de dados para o levantamento nacional que identifica condições de saúde bucal no país.

De acordo com o cronograma da pesquisa, a etapa deve ser finalizada em março, passando pelas capitais brasileiras.

Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que quase metade da população brasileira (49,4%) não havia se consultado com um dentista nos últimos 12 meses, em 2020.

Em Curitiba, uma empresa que atua no cuidado com a saúde bucal acaba de lançar um projeto específico para atender a segunda regional mais populosa da cidade, o bairro do Cajuru, que possui mais de 248 mil habitantes.

Lá, a Dental Blue criou estrutura para suprir a demanda por cuidados odontológicos, com capacidade para realizar mais de 3.700 atendimentos por mês.

Para o CEO da Dental Blue, Josué Florêncio, o dado da Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, é uma referência para que empresários do setor possam investir em serviços que supram as necessidades e atendam a população.

“É preciso incentivar a importância da saúde bucal em todas as regiões do país, lembrando que as pessoas não devem procurar o dentista apenas quando existe dor ou em caso de emergência. É preciso mudar o hábito”, explica Josué.

Para incentivar a busca por atendimento especializado e o cuidado com a saúde bucal, a clínica desenvolveu o que chama de Adesão de Tratamento Planejado (ATP).

“Temos um planejamento para adequar o tratamento e cuidados odontológicos ao tempo, orçamento e condições das pessoas. Assim, o acompanhamento odontológico não fica para depois, evitando problemas de saúde, desenvolvimento de doenças, desconfortos e falta de atenção devida”, destaca.

Entre os serviços mais procurados na primeira unidade da Dental Blue estão implantes, ortodontia, aplicação de facetas em resinas e estética em geral.

O empresário Valdecio Bombonatto, investidor da clínica, explica que a pesquisa de mercado para a criação do negócio indicou que os pacientes buscam diversos tipos de serviços.

“A Dental Blue é uma clínica multidisciplinar justamente para atender a necessidade da região em que atua no momento. Nosso projeto é construir uma rede em Curitiba e Região Metropolitana, expandindo o acesso das pessoas”, pontua Bombonatto.

Dental Blue – A Dental Blue é uma clínica que oferece soluções odontológicas. Possui uma estrutura compacta, pensada para atender as mais diversas especialidades da odontologia, com profissionais atualizados, espaço moderno e dinâmico, atendimento ágil.

O atendimento é feito de forma humanizada, por especialistas comprometidos com a melhora da qualidade de vida das pessoas, por meio de técnicas que priorizem o cuidado e a saúde dos pacientes.

“As pessoas buscam um atendimento humanizado e de qualidade. Os nossos resultados nos últimos meses, mesmo durante a pandemia, têm sido importantes para a comunidade e comprovam isso”, finaliza Florêncio.

Sair da versão mobile