Mercedes-Benz Arocs é bicampeão como Melhor Veículo do Ano no Prêmio Top Truck TV

O caminhão extrapesado Arocs da Mercedes-Benz repetiu a dose e foi novamente eleito o Melhor Veículo do Ano no Prêmio Top Truck TV, a partir da votação de um grupo de jornalistas especializados e renomados do setor automotivo.

O resultado foi anunciado no dia 29 de novembro, com o Arocs vencendo, também pela segunda vez consecutiva, a categoria de Melhor Caminhão Extrapesado Fora de Estrada.

Além disso, a marca foi vitoriosa com o caminhão extrapesado Actros na categoria Melhor Cavalo Mecânico Rodoviário.

“Essa segunda escolha de jornalistas especializados pelo Arocs em menos de dois anos de mercado destaca novamente nosso gigante das severas operações off-road como um case de sucesso da marca no País”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Nosso orgulho e satisfação são ainda maiores com a premiação do Actros no segmento estradeiro. Nossos extrapesados seguem conquistando a admiração de especialistas, o que reflete, afinal, a aprovação do mercado e dos clientes”.

Profissionais do setor foram homenageados

O evento de premiação homenageou ainda profissionais do setor, entre eles Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, que ganhou reconhecimento por sua atuação à frente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores) no período de abril de 2019 a abril de 2022.

A Mercedes-Benz é a maior vencedora nos sete anos do Top Truck TV, uma das principais premiações da televisão e da mídia eletrônica nacional voltada ao mercado de caminhões.

Este evento é uma derivação do Top Car TV, que completou 21 anos de tradição e sucesso, ampliando assim o alcance dessa iniciativa de reconhecimento às empresas, marcas, produtos e profissionais ligados à mobilidade.

Arocs ganha novos modelos para 2023

Melhor Veículo do Ano no Prêmio Top Truck TV 2022, o Arocs 8×4, versão Basculante, alcançou sucesso nas severas atividades fora de estrada da mineração no Brasil.

Agora, com a linha 2023, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estende a uma família de veículos off-road, que ganha três novos modelos 6×4: Arocs 3351, 4151 e 3353, nas versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico.

“Com os novos modelos 6×4, o portfólio Arocs passa a oferecer soluções para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e agora também do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira, que passam a contar com a cabina mais confortável para essas aplicações”, diz Roberto Leoncini.

“O Arocs chega com motores com a nova tecnologia BlueTec 6, que atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, além de oferecer mais eficiência no transporte, economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”.

“Queremos levar atributos já reconhecidos do Arocs 8×4 no Brasil para os modelos 6×4, conquistando novos mercados e novos clientes”, diz Roberto Leoncini. “Além de um produto top, nossa marca se diferencia por serviços vocacionados no Arocs e uma Rede de Concessionários já treinada e totalmente familiarizada com essa família de caminhões. Assim, garantimos qualidade, tranquilidade e confiabilidade para os clientes”.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Actros com nova cabina e novas gerações do OM 471 e MirrorCam

Eleito o Melhor Cavalo Mecânico Rodoviário no Top Truck TV deste ano, o Mercedes-Benz Actros, caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do Brasil, traz vários lançamentos e novidades em sua linha 2023 com tecnologia BlueTec 6 para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6).

O portfólio desta família de extrapesados on-road e mix-road amplia o leque de opções para oferecer novas soluções para os clientes.

O primeiro grande destaque é o lançamento de uma nova cabina para a linha Actros, a Space, versão mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico.

Com esse lançamento, o cliente passa a contar com duas opções de cabina: a que ele já conhece da linha atual, Top Space, e a nova cabina Space. Dessa forma, o Actros passa a atender mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição, por exemplo.

A versatilidade de aplicação do Actros é acentuada também pelo novo entre-eixos mais curto, de 3.250 mm, disponível para os modelos 6×2 e 6×4.

“Tanto a nova cabina, quanto o novo entre-eixos, atendem solicitações de clientes que nos pedem soluções para suas necessidades específicas de transporte”, ressalta Roberto Leoncini. “Ou seja, mais uma vez, estamos seguindo nosso mantra: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.

A terceira geração do motor OM 471 LA para caminhões extrapesados, com potência de 530 cavalos, é um exemplo de eficiência em consumo de combustível, sem afetar o desempenho, a dinâmica do veículo e o conforto de condução.

Como exemplo, apresenta um turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite a economia de combustível de 8% em comparação com o Actros atual.

Outro destaque da terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 560 cv de potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração e retarder opcional.

A segunda geração do MirrorCam, disponível desde abril de 2022 na Europa e que chega ao Brasil com o Actros em 2023, agora pode fornecer ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem.

Um dos benefícios do encurtamento dos braços da câmera é que os motoristas agora podem andar de ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais semelhante à do retrovisor comum.

Vantagens

Dimensões mais curtas trazem outra vantagem, porque na cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas.

Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.

O Actros Top Space sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia: ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), Side Guard Assist (assistente de ponto cego), Attention Assist (assistente de fadiga), assistente de parada Hold, ESC (controle eletrônico de estabilidade), piloto automático adaptativo com limitador de velocidade, Proximity Control (assistente ativo de proximidade), EBS, ASR, ABS, sensor de chuva e iluminação, alarme de ré com luzes intermitentes, Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem), Hill Holder (auxílio de partida em rampa, HSA), farol para auxílio em manobras e farol alto inteligente.

Entre os recursos de segurança do Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, o freio auxiliar retarder e airbag para o motorista.

“Isso comprova que sempre inovamos quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida do motorista, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Reafirmamos assim o compromisso da Mercedes-Benz com o ecossistema do transporte responsável”, conclui Roberto Leoncini.

Sair da versão mobile