Mercado farmacêutico crescerá até 6% ao ano. Entenda como entrar na roda e turbinar seu negócio

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Com médias de crescimento superiores à da economia nacional, o mercado farmacêutico visa números cada vez mais altos, de acordo com a pesquisa divulgada pela IQVIA intitulada “The Global Use Of Medicine in 2019 and outlook to 2023”. Nos próximos 5 anos, a indústria deverá crescer de 3% a 6% ao ano, ultrapassando o valor global de US$1,5 trilhões até 2023.

No Brasil o cenário não é diferente. Em 2018, o setor faturou R$120 bilhões, 11,76% a mais que o mesmo período em 2017, atingindo a marca de R$107 bilhões. Mas só conseguirão entrar na roda aqueles que investirem em tecnologia e aperfeiçoamento do sistema de negócio. “Não se trata mais de quantidade de lojas e sim, da qualidade em que o farmacêutico atenderá o cliente que optar comprar seu remédio e/ou produtos de cuidado pessoal em sua rede ou PDV físico”, comenta Luiz Paulo Ribeiro, sales director da VTEX, multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce.

As dificuldades atualmente implicam na fidelização do cliente e entender o perfil desse consumidor antecipando a necessidade de compra, por exemplo, além da legislação extremamente rígida. Utilizando a tecnologia para auxiliar no fornecimento de dados é possível driblar as adversidades. A multinacional VTEX aponta o Unified Commerce como solução e apresenta as funcionalidades que o sistema pode oferecer.

“O mercado unificado permite cruzar os dados da loja física com o CD, melhorando a taxa de conversão, pois dessa forma, o consumidor tem acesso ao estoque completo e único da empresa e consegue escolher onde e como vai ter acesso ao produto – entrega em casa ou retirada no PDV”, explica Luiz Paulo.

As vantagens de unificar o sistema permite ao farmacêutico ter acesso a informações relevantes do consumidor que por sua vez, e um maior conhecimento dos clientes, afinal “Não adianta oferecer Novalgina para quem tem alergia a dipirona” diz Luiz Paulo Ribeiro. Além disso, abre a possibilidade de serviços exclusivos como criar uma lista para chá de bebê, produção de remédios manipulados, PBM (Programa de Benefìcio em Medicamentos) de fácil identificação, programa de fidelidade, marketplace com produtos exclusivos, e até aplicativo com histórico de pedidos, lembretes úteis como alerta para não perder a hora do remédio, posologia, tempo de tratamento, etc.

Do outro lado a empresa terá acesso ao perfil do cliente, podendo utilizar da logística de um parceiro, deixar o processo mais cômodo ao consumidor que poderá escolher onde e como retirar o produto, criar promoções de maneira mais simples e espaços comercializados com a indústria.

Sobre a VTEX
VTEX é uma multinacional brasileira de tecnologia para cloud commerce que tem como principal produto a plataforma VTEX Cloud Commerce, disponibilizada no mercado como software como serviço, com atuação global e com clientes como Walmart, Whirlpool, Lego, Disney, L’Oréal, Sony, Coca-Cola, Staples, O Boticário, Nespresso, Ambev, Tramontina, Bosch e outras 2.800 lojas em 28 países.

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