Mercado em alerta: eleições nos EUA e fechamento da Ptax movimentam o câmbio

Elson Gusmão, diretor de câmbio da Ourominas, destaca os principais fatores que influenciam o dólar nesta semana

Na última semana, o dólar à vista encerrou cotado a R$ 5,7066.

As expectativas de vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA tiveram maior impacto que as promessas de medidas de contenção de gastos no Brasil. Esta semana é marcada pela pré-eleição nos EUA, pós-eleições municipais no Brasil, e fechamento da Ptax de outubro, que deve aumentar a volatilidade nos pregões de 30 e 31 de outubro.

Nos EUA, o calendário econômico traz dados importantes: prévia do PIB do terceiro trimestre, PCE (índice de inflação preferido do Fed), payroll e taxa de desemprego. A nível global, seguem as incertezas da lenta recuperação econômica da China e os conflitos na Ucrânia e Oriente Médio, fatores que elevam o prêmio de risco do dólar.

Se anunciadas, as medidas de corte de gastos podem pressionar o dólar para baixo. A vitória de Trump, por outro lado, tende a valorizar o dólar globalmente, assim como uma possível escalada no Oriente Médio. Já uma recuperação econômica robusta da China poderia reduzir essa valorização.

O câmbio é um cenário de apostas de curto a médio prazo, cheio de variáveis que podem gerar forte impacto, especialmente no Brasil, que sofre com a instabilidade política-econômica e as oscilações globais de commodities.

Hoje, o Boletim Focus é destaque no Brasil, enquanto as agendas dos EUA e da zona do euro estão sem grandes eventos.

Desejo a todos uma excelente segunda-feira!

Sobre Elson Gusmão

Elson Gusmão é o Diretor de Câmbio da Ourominas, considerada uma das maiores empresas de ouro e câmbio do país. Formado em Gestão Financeira em 2016, está há mais de 8 anos na Instituição Financeira e DTVM. Faz análises sobre a cotação de câmbio de moedas e realiza comentários sobre as atualizações do mercado.

Sobre a Ourominas

A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.

Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).

Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).

Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.

Sair da versão mobile