Mercado Bitcoin anuncia o lançamento de Worldcoin, o token ligado ao mesmo fundador do ChatGPT

Foto: Freepik

O MB (Mercado Bitcoin), maior exchange de ativos digitais da América Latina, anuncia o lançamento do Worldcoin (WLD) em sua plataforma.

A WLD foi desenvolvida por Sam Altman, CEO e co-fundador do OpenAI – um dos responsáveis pela criação do ChatGPT -, e trata-se de um ativo multichain construído na blockchain ERC-20 do Ethereum e Optimism.

A Worldcoin é uma criptomoeda que nasce a partir de uma rede descentralizada de verificação de identidade humana, construída com base na prova de personalidade (proof-of-personhood) e privacidade do usuário.

O Worldcoin utiliza a tecnologia chamada “World ID” na qual os dados biométricos, obtidos quando a pessoa realiza o procedimento de escaneamento de íris conhecido como “Orb”, são transformados em um hash, formando a base de dados única daquela pessoa.

Uma vez validados, os cadastrados recebem uma quantidade pré-determinada de tokens WLD, e a própria empresa promete apagar os dados originais obtidos, garantindo a privacidade dos usuários.

Com o “World ID”, as pessoas podem comprovar para terceiros sua verificação como seres humanos. O token WLD pode ser acessado através do aplicativo “World App”.

Seu principal objetivo, portanto, é proporcionar uma identidade digital inclusiva e global, permitindo que os usuários façam login contínuo em sites e aplicativos, sem a necessidade de compartilhar dados pessoais sensíveis.

Além disso, o Worldcoin busca criar uma renda básica universal para conseguir comprovar a identidade humana.

“Estamos empolgados em ser uma das primeiras plataformas no Brasil a listar este ativo inovador, que oferece uma abordagem única para garantir a autenticidade das identidades digitais”, diz Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios no MB.

“Todo ser humano é elegível para ser uma parte do WLD simplesmente por ser humano e a Worldcoin tem atraído interesse tanto de investidores quanto de entusiastas de criptomoedas, motivados pela valorização esperada no lançamento e pela visão de que o token se torne uma das principais moedas utilizadas em escala global”, complementa.

Sobre o Mercado Bitcoin:

O MB é a maior plataforma de negociação de criptomoedas e ativos alternativos da América Latina, além de ser o primeiro unicórnio cripto no Brasil.

A empresa é associada da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) e adepta ao Código de Conduta e Autorregulação na Prevenção à Lavagem de Dinheiro desenvolvido pela associação e que garante que as empresas signatárias cumpram as melhores práticas de compliance.

Com 3,8 milhões de clientes, o Mercado Bitcoin está transformando a relação das pessoas com seu próprio dinheiro e democratizando o acesso a ativos alternativos com liquidez e segurança.

Sair da versão mobile