Marcas nativas digitais fundadas por mulheres com investimento de até 50 mil

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O Dia Internacional da Mulher, celebrado amanhã, dia 08 de março, mais do que uma data a ser celebrada, é um marco de conquista e recordação da luta por igualdade e respeito.

No empreendedorismo elas veem se destacando cada vez mais, cerca de 6 em cada 10 pequenas e médias lojas virtuais do país são gerenciadas por mulheres, é o que aponta a pesquisa “Elas no E-commerce”, da plataforma de e-commerce Nuvemshop.

Entre as mulheres entrevistadas, 67% delas se dedicam exclusivamente ao seu negócio digital e 53% se sentem mais desafiadas e satisfeitas com a carreira online.

Exemplos de mulheres empreendedoras que apostaram no digital como principal canal e tiveram sucesso não faltam.

Marcas como a fashiontech de sandálias sustentáveis Linus, de moda íntima Ava Intimates e a joalheria Macchi, são algumas DNVBs (digitally native vertical brand) marcas nativas digitais que cresceram com baixo investimento, de 50, 20 e 40 mil reais, respectivamente, e já são reconhecidas em seus diferentes segmentos.

A fashiontech Linus, marca de lifestyle sustentável que desenvolveu a primeira sandália de plástico vegana nacional, foi criada por Isabela Chusid, em 2018, com um investimento de 50 mil e 900 pares iniciais. De lá pra cá, a Linus criou uma comunidade forte nas redes sociais e conquistou grandes espaços como a New York Fashion Week de 2021, e expandiu para a Europa, por meio de um e-commerce europeu. Atualmente, a marca possui uma loja física em Pinheiros e já está presente em mais de 74 pontos físicos no Brasil.

A fundadora e CEO da marca foi eleita Forbes Under 30, 2021, e recebeu convite para palestrar no Fórum de Jovens das Américas (Cúpula das Américas). “Conseguimos crescer muito organicamente, construímos uma comunidade muito engajada com o nosso propósito e com os nossos pilares. Conforto e moda sustentável conseguem andar lado a lado e inspirar o mercado.

Para isso, não é necessário investir milhões ou começar com uma loja física, o online permite isso, mas é preciso dedicação, genuinidade e, claro, um bom time – mesmo que enxuto”, conta Isabela. A Linus nasceu com o objetivo de facilitar a escolha por um produto que unisse, conforto, design atemporal e sustentabilidade.

Investimento inicial

Mãe de uma menina de 2 anos e de um menino de meses, Letícia Correia, concilia a maternidade com a gestão da Ava Intimates, fashiontech que desenvolve pijamas e lingeries exclusivos, limitados e com estampas autorais.

Criada em 2015, com um investimento inicial de 20 mil, o e-commerce foi o responsável por manter as duas lojas físicas da marca durante a pandemia, localizadas no Shopping JK Iguatemi e nos Jardins, em São Paulo.

A marca foi de 7 mil itens vendidos em 2019 para 26 mil vendidos no último ano, com um crescimento de 85% com a venda online de pijamas exclusivos durante a pandemia, que poderiam ser usados também para trabalhar.

“Nosso e-commerce representa 60% do nosso faturamento. Nossas consumidoras adoram conhecer a loja e ter a mesma experiência que proporcionamos no online, mas a nossa força ainda é o digital. Percebemos que o público que frequenta a loja também é diferente, são pessoas do bairro e da região que gostam de passear e fazer compras presenciais”, ressalta Letícia.

Com vontade de empreender, mas sem saber por onde começar, Aline Djanikian, decidiu embarcar na jornada empreendedora após vários convites do padrasto, Edison Machiaverni, proprietário de uma joalheria com mais de 80 anos, para que ela trabalhasse na digitalização da loja.

Formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM, Aline iniciou uma análise de mercado e viu que faltavam marcas que vendessem alianças de forma jovem, colorida e criativa, sem um padrão heteronormativo. Assim nasceu a Macchi digital, em 2021, moderna, divertida e diversa, com um investimento inicial de 40 mil reais.

Com a venda de alianças em prata e ouro, a Macchi já alcança mais de 500 mil seguidores no TikTok e vídeos que chegam a 7M de visualizações. Com o desempenho da marca na plataforma, a CEO da empresa foi convidada para ser embaixadora da campanha Vem Comigo para o TikTok, que incentiva empreendedores a acreditarem no potencial da rede, e mentora do TikTok para Elas, oficina de incentivo ao empreendedorismo feminino na plataforma. “A Macchi acredita em todas as formas de amor, como o nosso foco é a venda de alianças, nada mais justo do que ser para todos.

Por enquanto, não pensamos em ter lojas físicas, pois o nosso engajamento está nas redes sociais e no nosso site. Nós temos uma comunidade realmente muito forte principalmente no TikTok, são mais de meio milhão de pessoas que acompanham a gente e acreditam em nós e a melhor forma de atender essas pessoas é vender os nossos produtos para elas através do e-commerce, assim, conseguimos entregar para todo o Brasil”, afirma Aline.

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