O estudo mensal Radar Scanntech do fechamento de maio de 2023, revela que o mês apresentou a primeira redução de preços na cesta de mercearia básica do ano, nas vendas dos supermercados e atacarejos brasileiros.
A cesta de mercearia básica foi o grande destaque de maio, com redução de preços de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em abril, a cesta já tinha apresentado, em comparação com as demais cestas, a menor variação de preços em relação ao ano anterior.
“Desde o início do ano, temos observado uma desaceleração de preços da mercearia básica que se acentuou no mês de março. Apesar da cesta ainda apresentar retração de unidades vendidas, o cenário em maio foi melhor, uma vez que, ao contrário do verificado no mês anterior, a retração desacelerou”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
No geral, maio registrou um cenário melhor que a média do ano até abril, com uma ligeira queda de unidades vendidas, porém menor que o registrado no acumulado do ano, e desaceleração de preços, indicando, portanto, uma reação do consumo e maior controle de preços.
Entre os canais, o melhor desempenho foi dos Supermercados 10+, que apresentaram aumento de vendas unitárias. Na contramão, o 1 a 4, foi o que apresentou a maior redução de unidades vendidas e foi o canal com maior aumento de preços.
Sobre a Scanntech
A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando por meio de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.
Certificada pelo Great Place to Work, com 30 anos de experiência, a Scanntech conta com mais de 900 colaboradores em mais de cinco países.
A plataforma da companhia possui uma cobertura de mais de 35 mil lojas e 90% de cobertura censitária, não expandido, do canal alimentar.