Link de pagamento: o que é e como usar para vender mais

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

O link de pagamento é mais uma ferramenta que chegou para facilitar a realização de vendas online.

Com esses links especiais, as pessoas que vendem algo na internet podem receber o pagamento por seus produtos e/ou serviços de uma forma bem mais simplificada.

Inclusive, o link de pagamento facilita tanto a vida do vendedor, que não precisa se deslocar para receber o dinheiro, quanto a vida do comprador, que ganha um jeito prático de quitar sua conta.

Mas, como usar esse dispositivo moderno e ainda aumentar as suas vendas? Os tópicos a seguir respondem essa questão.

O que é link de pagamento? 

Como dissemos antes, o link de pagamento é, em suma, uma linha digitável que permite um pagamento facilitado via internet.

Esse link pode ser emitido por aplicativos de bancos, fintechs e até carteiras digitais, e depois enviado através de aplicativos de mensagens e/ou chats de redes sociais, tudo de forma muito prática.

Por esse motivo, essa ferramenta pode ser usada até mesmo por empreendedores que não dispõem de uma loja virtual completa.

Como funciona o link de pagamento? 

Todos os links de pagamento são baseados em alguma outra plataforma de pagamento, geralmente de um banco.

Primeiramente, quando um novo link é emitido ele carrega algumas informações sobre a conta da pessoa que vai receber o dinheiro.

Por outro lado, o link também fornece uma lista com informações que o pagador deve inserir, a fim de autorizar o envio de dinheiro para o recebedor.

Essas informações podem ser referentes a um cartão de crédito, ao envio de PIX ou de outro tipo de transferência bancária.

De toda forma, no final da transação o link assegura que o pagador tenha enviado corretamente o dinheiro para a conta do recebedor.

Como receber via link de pagamento? 

Para receber dinheiro via link de pagamento você precisa cadastrar o seu negócio em uma plataforma que emita essas linhas digitáveis.

Como citamos anteriormente, geralmente esses links são criados em apps de bancos e outras plataformas digitais especializadas nesse serviço.

Depois de fazer o cadastro em uma plataforma, busque saber como emitir o boleto e faça isso inserindo o máximo de informações sobre a sua empresa. Lembre-se de colocar dados atualizados e corretos para evitar problemas.

Assim que emitir os seus links de pagamento você já pode enviá-los aos seus clientes e esperar o dinheiro “cair” na sua conta. 

6 formas de vender mais com o link de pagamento 

Agora, para finalizar, veja abaixo 6 ótimas dicas para aumentar as suas vendas com a utilização do link de pagamento. Confira a lista abaixo!

  1. Invista na venda através do WhatsApp, Instagram e Facebook, oferecendo seus produtos em postagens nos stories, nos feeds, em listas de transmissão e também nos grupos de conversa;
  2. Faça televendas e instale o serviço de delivery no seu negócio, se ainda não houver;
  3. Crie promoções relâmpago periodicamente para criar um sentimento de urgência nos seus clientes;
  4. Se você tem uma loja online, pode usar o link de pagamento para recuperar carrinhos abandonados. Basta disparar mensagens de e-mail para os clientes que desistiram da compra, informando-os que existe uma forma de pagamento bem mais prática à disposição deles. Assim, eles certamente voltarão para finalizar o pedido;
  5. Use a seriedade dos links de pagamento para aumentar a credibilidade da sua empresa. Quanto mais credibilidade ela tiver, mais vendas você fará;
  6. Foque nas vendas por atacado e em encomendas feitas sob venda à vista. Afinal, com um link de pagamento é bem mais fácil gerenciar compras de grande volume.

Leia mais:

Como ser um bom vendedor? 15 dicas para você bater a sua meta

Contrato de prestação de serviços: veja como fazer um

Cartão Ipiranga: veja como funciona e as vantagens

Sair da versão mobile