Lewis Hamilton, Abilio Diniz, David Schonthal… apresentaram cases na VTEX DAY

Vtex-day-evento

O segundo e último dia do VTEX DAY 2022 trouxe conteúdo de alto valor sobre inovações digitais, além das transformações que elas têm provocado no mundo, no comércio e nas carreiras profissionais – e os caminhos para onde essas mudanças estão levando o mercado.

“Esse é um grande retorno após o período pandêmico e estamos confiantes que o próximo ano terá tantas discussões emblemáticas quanto esse. Afinal, um dia muda tudo. E hoje esperamos ter mudado para melhor a vida de quem passou por aqui”, resume Rafa Forte, presidente da VTEX Brasil.

Lewis Hamilton

O dia começou com Lewis Hamilton, que cativou milhares de participantes no palco principal.

O piloto abordou as dificuldades enfrentadas para chegar onde está, a forte relação com o pai, presente em todos os grandes momentos, assim como suas percepções sobre superação, humildade e foco para atingir objetivos.

David Schonthal

O investidor, empresário e professor de estratégia, inovação e empreendedorismo da Kellogg School of Management, David Schonthal, premiado cinco vezes como executive MBA outstanding professor pela mesma universidade, ministrou a palestra “Elemento humano por trás da transformação digital”.

Por meio do conceito das quatro fricções que podem comprometer uma ideia, Schonthal discorreu sobre como as marcas precisam entendê-las para evitar a desistência da experiência de compra.

Para ele, a inércia, o esforço, a emoção e a resistência devem ser trabalhadas de forma cuidadosa e positiva durante os processos de transformação digital de venda de qualquer produto.

“As pessoas ganharam o controle do seu próprio tempo e, com isso, mais autonomia. Diante disso, passaram a valorizar momentos, vivências e, principalmente, o controle das suas aquisições e o porquê de suas escolhas”, afirmou.

“Neste momento é imprescindível, portanto, valorizar a autonomia. As marcas precisam começar a perguntar o que elas querem fazer em vez de dizer o que elas têm que fazer” finalizou a palestra.

Schonthal é autor do best-seller “The Human Element” e colaborador das revistas Forbes, Fortune e Harvard Business Review.

Tendências no varejo

Tendências foi outro ponto altamente explorado no segundo dia.

Pode-se esperar, para os próximos quatro anos, a explosão dos canais de contato: o consumidor vai escolher em qual tipo de canal quer se relacionar com a empresa. A experiência de pagamento também deve seguir essa tendência.

A Web3.0 transformará a relação com as marcas e o comportamento do consumidor com a proximidade do metaverso, as já conhecidas criptomoedas, a expansão de blockchains, NFTs e DAOs.

Marcas como O Boticário, Renner, Ambev, Coca-Cola, Havaianas, Mercado Livre e Reserva, já estão trabalhando essas tendências em ações com o consumidor, como processos seletivos em metaverso, lançamento de produtos, linhas especiais para os avatares e vendidas posteriormente ao público, entre outras iniciativas.

Abílio Diniz

Encerrando o dia de forma especial, a última palestra do dia foi do executivo Abílio Diniz, que trouxe sua experiência de vida, trabalho e cases de sucesso, além de dividir com o público pensamentos de gestão e inovação para atuar com liderança em empresas vencedoras.

“Encerramos essa edição com a certeza de que quem esteve aqui foi altamente impactado. Inovação, transformação digital, finanças e consumo, diversidade, sustentabilidade e, claro, tecnologia, marcaram presença em todos os debates”, afirma Rafa Forte, Presidente da VTEX Brasil.

O VTEX DAY 2022 contou com mais de 180 palestras em 43 mil metros quadrados e é patrocinado por empresas como AWS e TOTVS (cota Diamond), Adyen e PayPal (cota Master), ACCT, Carat from Fiserv, Provu, Ulimint, Pagar.me, Americanas Marketplace, Dito, Infra Commerce, Mercado Livre, Amazon, Getnet, Rede Itaú e FedEx Express (cota Premium).

# # # # # #

Sobre o VTEX DAY

Desde 2013 reunindo pessoas e empresas interessadas em tecnologia, negócios e empreendedorismo, o VTEX DAY é o maior evento de varejo, negócios e inovação digital da América Latina. Em 2019, mais de 22 mil pessoas passaram pelo evento que já contou com a presença de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos.

Também já palestraram no evento, Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal; Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil; Bruce Dickinson, empreendedor e vocalista do Iron Maiden; Luiza Trajano, presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza; Andreas Weigend, ex-cientista chefe da Amazon; Richard Branson, empresário britânico e fundador do grupo Virgin; Sucharita Kodali, vice-presidente da Forrester Research; Paula Bellizia, ex-presidente da Microsoft Brasil; e o cofundador da Netflix, Marc Randolph.

Sair da versão mobile