LCI e LCA: como começar a investir nesses setores

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

LCI e LCA são duas siglas conhecidas por muitos e desconhecidas por outros tantos, mas que representam boas oportunidades de ganhar dinheiro.

Afinal, tanto uma quanto a outra fazem referência a dois ativos de renda fixa isentos do Imposto de Renda e lastreados em dois dos melhores setores da economia brasileira.

Ao longo dos próximos tópicos você entenderá não apenas o que são e como funcionam, mas também como investir em LCI e LCA. Vale a pena continuar lendo.

O que é LCI e LCA? 

O LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o LCA (Letra de Crédito Agropecuário) são dois títulos de renda fixa negociados no mercado financeiro.

Assim como os CDBs (Certificados de Depósito Bancário), LCI e LCA são papéis de empréstimo gerados por instituições financeiras.

No caso dos dois tipos de letra de crédito, o objetivo é gerar fundos para empréstimos a empresas dos setores agropecuário e imobiliário, duas potências da economia brasileira.

Caso você opte por investir em LCI e LCA, receberá remunerações em forma de juros, que por sua vez são cobrados pelos bancos aos tomadores de crédito.

Além disso, vale ressaltar que o lastro desse tipo de investimento é muito sólido, o que estimula ainda mais os investidores. 

Como funcionam esses investimentos? 

É correto afirmar que LCI e LCA têm um funcionamento semelhante ao visto em outros títulos de renda fixa.

Entretanto, existem algumas diferenças cruciais que podem tornar esses investimentos ainda mais atrativos. Saiba melhor nos tópicos a seguir!

Rentabilidade e liquidez

Os rendimentos pagos aos investidores de LCI e LCA podem variar conforme a modalidade adotada. Confira detalhes sobre as principais:

Já no que diz respeito à liquidez desses títulos, aqui vale uma nota de atenção.

Isso porque, diferente do que acontece com o Tesouro Direto, por exemplo, não é possível resgatar o dinheiro investido em LCI e LCA a qualquer momento.

A maioria dos papéis negociados possui um tempo de carência em que o investidor precisa esperar para poder sacar. Esse período é de geralmente três meses.

Além disso, as opções mais rentáveis só permitem o saque no vencimento, que geralmente varia entre um e três anos atualmente.

Ou seja, antes de investir em LCI e LCA observe bem as exigências dos títulos que vai comprar.

Quais são as taxas e impostos cobrados?

É nesse ponto que podemos falar sobre a principal vantagem dos LCIs e LCAs: não existe cobrança de taxas nem de impostos ao investidor.

Nem mesmo o Imposto de Renda, que geralmente é cobrado em quase todos os títulos de renda fixa, é cobrado nas letras de crédito.

Além disso, também não há a cobrança de taxas de manutenção nem de saque.

Em outras palavras, o rendimento que você tiver investindo em Letras de Crédito Imobiliário ou Agropecuário é todo seu.

Investir em LCI e LCA pode ser arriscado?

Não existe nenhum investimento 100% seguro. Porém, LCI e LCA estão entre os menos arriscados do mercado atualmente.

Afinal, a única forma de perder dinheiro investindo em letras de crédito é se o banco emissor falir.

E mesmo nesses casos, investidores que têm até R$ 250 mil investidos estão cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Assim, podemos dizer que de fato investir em LCI e LCA é uma opção para conservadores.

Quais as vantagens e desvantagens do LCI e LCA? 

Até aqui você já entendeu quais são as principais vantagens e desvantagens de investir em LCI e LCA. Porém, queremos recapitular.

Veja quais são as principais vantagens desse tipo de investimento:

Agora, conheça as desvantagens de investir em letras de crédito:

Como escolher 

Se você quer saber como escolher corretamente antes de investir em LCI e LCA, leve em consideração os conselhos universais nesse sentido.

Em primeiro lugar, analise o seu perfil de investidor, levando em consideração que esses são investimentos de renda fixa e, portanto, indicados para investidores conservadores.

Logo depois, você deve observar o banco emissor das letras e escolher apenas instituições com gabarito no mercado.

Além disso, também é recomendado saber para quem o seu dinheiro está sendo emprestado. Ou seja, qual é a empresa do setor imobiliário ou agropecuário que está tomando crédito com o banco em questão.

Por fim, mas não menos importante, faça comparações entre as opções de LCI e LCA que o seu banco oferece.

Existem variações de rendimento, liquidez, taxa de rating e performance, etc. Fique atento!

Passo a passo para investir

Agora, veja o que você deve fazer para investir em LCI e LCA no nosso passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, escolha um banco para comprar as letras de crédito. Se você já tem relacionamento com alguma instituição financeira, provavelmente ela oferece esse tipo de investimento;
  2. Em seguida, escolha o tipo de LCI ou LCA com base no tipo de rendimento utilizado (prefixado, pós-fixado ou indexado à inflação);
  3. Logo depois veja o valor mínimo de aplicação, levando em consideração o seu poderio econômico. O valor mínimo pode variar de R$ 5 mil até centenas de milhares de reais;
  4. Por fim, analise o prazo de vencimento e as especificações quanto à liquidez do título que você escolheu antes de finalizar o aporte.

Vale destacar que não existem diferenças concretas entre os LCIs e LCAs do ponto de vista dos investimentos.

Assim, é seguro dizer que investir em qualquer um dos tipos de letra de crédito irá gerar resultados semelhantes.

Leia mais:

Mercado de opções: como funciona e como começar a investir

Como ganhar dinheiro com proventos

Fundos Multimercado: como diversificar os seus investimentos

Sair da versão mobile