iPhone é o smartphone com o 4G mais rápido no Brasil em comparação com Huawei e Samsung

São Paulo, 7 de agosto de 2019 – A Opensignal, empresa global e independente de análise móvel, publicou uma pesquisa que detalha o impacto que a escolha de uma marca de smartphone traz à experiência móvel dos usuários. Foram coletadas e analisadas cerca de 117 bilhões de medições, em 23 milhões de celulares que possuem o aplicativo da Opensignal em todo o mundo, entre abril e junho.

Os usuários da Samsung tiveram download 4G mais rápido do que os que possuem Apple e Huawei em 35% dos 40 países analisados. No Brasil, porém, a fabricante coreana teve os piores resultados em comparação aos concorrentes. Os brasileiros que usam iPhone tiveram a melhor experiência móvel, com 21 Mbps de velocidade média. Os dispositivos da Huawei apresentaram 19 Mbps, e os da Samsung apenas 15 Mbps (Gráfico 1 abaixo). Vale ressaltar que as três companhias citadas são as principais produtoras de smartphones do mundo.

Os bons resultados da Apple em países como Brasil, Taiwan e Costa Rica têm relação com a menor popularidade do iPhone nesses lugares. Isso porque os usuários da Apple tendem a comprar celulares mais avançados e contratar planos móveis de melhor qualidade, o que acontece com menos frequência em países onde o iPhone é mais popular, como os Estados Unidos.

A Opensignal dividiu os smartphones analisados em três grupos (alto, médio e baixo nível), com base na capacidade de LTE de cada dispositivo. Esse dado é um padrão da indústria de telecomunicações que reflete a capacidade móvel do celular.

Em 73 países, a velocidade média de download experimentada pelos usuários com smartphones de alto nível variou de 70,4 Mbps na Coreia do Sul para 6,6 Mbps no Iraque. Usuários no Canadá e em Singapura ficaram atrás da Coreia do Sul, com 67,1 Mbps e 65,4 Mbps, respectivamente.

No Brasil, os celulares de alto nível mais rápidos chegam a 26,6 Mbps, o que coloca o país na 39ª colocação do ranking de 73 nações. O Brasil é o melhor sul-americano nesta categoria, à frente de países como Peru (42º), Argentina (47ª) e Chile (51º). Na América Latina, o Brasil fica atrás apenas do México, 36º colocado.

Essa categoria é importante porque os smartphones de alto nível são um bom parâmetro para indicar o nível máximo de experiência móvel que pode ser atingido na atualidade, além de indicar a direção para o futuro da conectividade nos países avaliados. (Gráfico 2 abaixo)

A Opensignal também comparou os dados de celulares mais avançados com a experiência de download de smartphones de médio e baixo nível. Foram encontradas grandes diferenças, que variaram bastante entre os países analisados. No Brasil, celulares de alto nível apresentaram 26,6 Mbps, contra 16,9 Mbps dos de médio e 14,3 dos de baixo nível. Há, portanto, diferença de 12,3 Mbps entre os melhores e os piores dispositivos. As velocidades de download dos smartphones de alto nível são 1,9 vezes maiores que os de baixo nível. No Canadá e Emirados Árabes, a diferença chega a ser 2,9 vezes maior. (Gráfico 3 abaixo)

Esses dados mostram que celulares mais novos e mais caros têm a capacidade de suportar mais dados das operadoras móveis, enquanto os usuários de celulares de médio e baixo nível não aproveitam a melhor experiência móvel que as operadoras oferecem.

A pesquisa completa pode ser encontrada em: link.

GRÁFICO 1

open-signal

GRÁFICO 2

GRÁFICO 3

Sobre a Opensignal

Somos Opensignal, uma empresa de análise móvel. Somos o padrão global independente para entender o verdadeiro estado das redes móveis do mundo com base em medições da experiência real do usuário. Nossos relatórios do setor são o guia definitivo para a verdadeira experiência que os consumidores recebem em redes sem fio, e medimos de forma independente isso em todas as principais operadoras de rede do mundo. Saiba mais: opensignal.com/about/newsroom

Nossa metodologia

A Opensignal mede a experiência real dos usuários de redes móveis. Analisamos os dispositivos nos locais onde as pessoas realmente vivem, trabalham e viajam, em todas as horas do dia, todos os dias do ano, em condições normais de uso, dentro ou fora de prédios, na cidade ou no campo. Publicamos relatórios que traduzem a verdadeira experiência dos usuários com serviços móveis, da maneira que eles os utilizam. Continuamente adaptamos nossa metodologia para melhor representar as constantes mudanças no uso de dados móveis em todo o mundo, logo, comparações com resultados de pesquisas anteriores devem ser consideradas apenas indicativas. Saiba mais: opensignal.com/manifesto

Sair da versão mobile