Investir em microfranquias é alternativa viável para quem deseja ter um negócio

franquias

Reprodução Canva

A economia brasileira tem demonstrado resiliência e, em meio a esse cenário, o setor de franquias tem se destacado como uma excelente oportunidade de investimento.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um crescimento de 49% entre as microfranquias, o que aumentou o faturamento do setor, ultrapassando a marca dos R$ 210 bilhões no ano de 2022.

O sucesso das microfranquias pode ser atribuído ao fato de ser um modelo mais enxuto e acessível, com um investimento inicial de até R$ 105 mil, que possui estrutura mais simples, como quiosques, unidades móveis ou mesmo o formato home based, no qual o franqueado trabalha em casa, dispensando a necessidade de um ponto físico.

Além disso, os custos de manutenção da unidade são mais baixos para a maioria dos microfranqueados, que conseguem gerenciar toda a operação sozinhos ou com poucos colaboradores.

Diante desses dados promissores, especialistas preveem que o setor de franquias continuará apresentando um desempenho sólido nos próximos anos e para reunir as melhores marcas do setor, ocorrerá a maior feira de franquias do mundo.

A ABF Franchising Expo que estará na sua 30ª edição acontecerá entre os dias 28 de junho a 01 de julho no Expo Center Norte – São Paulo.

Confira agora algumas marcas que possuem modelos de microfranquias e que estarão com stand na feira:

Espaço Make

Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a Espaço Make, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento.

A rede oferece maquiagens multimarcas, a partir de R$ 10,00 e possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional, com o objetivo de chegar a 50 até o final 2023.

O investimento inicial está a partir de R$6.999,00, com faturamento médio mensal de R$10.000,00 e prazo de retorno de 12 a 24 meses.

Love Gifts

Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja que oferecesse muitas opções de presentes e decorações criativas para públicos diversos, num só lugar.

As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados.

Contando com mais de 70 franquias espalhadas por todo o país, a marca vem ganhando notoriedade, sendo uma ótima alternativa de empreendimento.

Investimento inicial a partir de R$25.500,00, faturamento médio mensal de R$ 15.000,00 e prazo de retorno de 12 a 18 meses.

Mary Help

Primeira franquia do setor de intermediação de diaristas, a Mary Help faz quase 700 mil diárias por ano, distribuídas entre as suas 155 unidades franqueadas.

Considerada a marca mais rentável do seu segmento, oferece os mais variados serviços domésticos, além de aproximar, de forma gratuita, profissionais como pedreiros, eletricistas, pintores etc. de quem precisa fazer serviços e reparos.

O investimento inicial da rede está a partir de R$ 30 mil (cidades de 30 a 70 mil habitantes), o faturamento médio mensal estimado é de R$ 30 mil e o prazo de retorno é de 12 a 14 meses.

Seguralta

Com mais de 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui mais de 1.700 unidades operando em três modelos de negócios – home office, basic e standard.

É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 8ª maior franquia brasileira, conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

O investimento inicial é a partir de R$ 36.500,00, faturamento médio mensal de R$ 80.000,00 e o prazo de retorno é de 12 a 24 meses.

Outras marcas que possuem modelos de microfranquias ideais para empreender:

Marketing Bag

Franquia especializada em publicidade em sacos de pão, que possui mais de 43 franqueados espalhados em todo o país. Com um modelo de negócio assertivo, a marca une o anunciante ao consumidor final, de maneira eficaz e contínua.

O investimento inicial é R$ 6.990,00, faturamento médio mensal de R$ 14.000,00 e o prazo de retorno entre 1 a 4 meses.

Sonhagro

Uma rede de franquias especializada em consultoria de crédito rural para pequenos, médios e grandes produtores, dando suporte na documentação, entrando em contato com os bancos para realizar o financiamento de maneira rápida e mais prática para o cliente.

A marca conta com 53 unidades e para quem deseja se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$ R$24.940,00, faturamento médio mensal de R$ 17.196,47, o prazo de retorno é 4 a 12 meses.

SuperGeeks

Primeira e melhor escola de programação e robótica para todas as idades, ensina ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.

A rede conta com 47 unidades espalhadas por todo país, com investimento inicial a partir de R$ 9 mil, faturamento médio mensal de R$20.000,00 e prazo de retorno de 12 a 24 meses.

 

Sair da versão mobile