Está aberto o ciclo do Programa de Desenvolvimento de Talentos (PDT) da Siemens 2025. Em sua 40ª edição, a empresa busca jovens que buscam impactar o futuro da tecnologia. Ao todo, são 70 vagas de estágios, nas mais diversas áreas, com atuação nas cidades de São Paulo (SP), Jundiaí (SP), Joinville (SC) e Serra Gaúcha (RS). 50% dessas oportunidades serão destinadas às mulheres e 5% destinadas às pessoas com deficiência
O programa terá início no próximo ano. Intermediado pela empresa 99Jobs, o processo seletivo é composto pelas etapas: inscrições e testes (outubro), dinâmica em grupo e entrevistas (novembro), admissão (novembro a janeiro) e início em 20 de janeiro de 2025.
Para se inscrever no programa, é necessário que os candidatos estejam cursando uma graduação, com previsão de formatura para janeiro de 2026 a janeiro de 2027. Além disso, é preciso ter disponibilidade para estagiar por 30 horas semanais, em um modelo híbrido adotado pela empresa.
Para a ex-PDT e atual assistente de Controladoria, Kenny Lima, contratada por meio do programa, a cultura inclusiva e o foco em sustentabilidade da empresa são inspiradores. “Meu estágio na Siemens foi transformador. O que mais me marcou foi o compromisso da Siemens com a inovação e a possibilidade de contribuir para um futuro mais sustentável”, conta.
Benefícios
Alinhada às diretrizes globais de desenvolvimento profissional da empresa, a Siemens Brasil oferece a capacitação dos seus estagiários por meio de uma trilha personalizada, com o uso de aprendizagem digital.
Os jovens têm acesso a mais de 155 mil recursos de aprendizagem, que incluem vídeos, podcasts e cursos de instituições renomadas como Coursera, Harvard Business Review e LinkedIn Learning. Além disso, iniciativas garantem que todos os líderes estejam comprometidos com a capacitação contínua dos estagiários, abordando temas essenciais como tecnologia, sustentabilidade e bem-estar.
Os selecionados também têm a oportunidade de participar de cursos sobre variados temas técnicos e comportamentais, conduzidos por consultores e colaboradores qualificados, e de acessar a plataforma virtual de idiomas, que oferece opções personalizadas de estudo. Entre os benefícios para os participantes, estão: uma bolsa-auxílio com valor acima da média do mercado, auxílio transporte, vale-refeição, seguro de vida, convênio farmácia, Gympass, programa de apoio à saúde mental, entre outros.
As inscrições poderão ser efetuadas neste link, até o dia 31 de outubro de 2024.
Áreas de atuação
As 70 oportunidades estão distribuídas nas cidades de São Paulo (33 vagas), Jundiaí (35 vagas), Joinville (1) e Serra Gaúcha (1). As áreas de atuação para as vagas são: Comunicação; Customer Services; Engenharia; Proteção Ambiental, Saúde e Segurança; Finanças; General Management; Tecnologia da Informação; Legal & Compliance; Marketing; Pessoas e Organização; Gestão de Produtos, Portfólio e Inovação; Project Management; Gestão de Qualidade; Vendas; SCM – Procurement Supply Chain Logistics; Strategy.
Diversidade e inclusão
A Siemens acredita que a inovação nasce da diversidade de ideias e experiências. Os selecionados farão parte de uma cultura que celebra a individualidade, o respeito e o crescimento mútuo.
Por meio do programa DiverSifica, a empresa reforça o compromisso em construir um futuro mais plural, com atividades e ações que promovem um ambiente de trabalho aberto e flexível para todos os colaboradores, considerando os pilares de Gênero, Raça e Etnia, Geracional, Pessoas com Deficiência e LGBTQIAP+.
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.
No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de 77,8 bilhões de euros e lucro líquido de 8,5 bilhões de euros. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320 mil funcionários em todo o mundo.
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens Brasil, pela Siemens Healthineers e pela Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com duas fábricas, sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional.
FONTE Siemens