Influenciador digital: 6 dicas para conquistar o sucesso nessa nova profissão

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Os influenciadores se tornaram protagonistas na estratégia de comunicação das marcas. É o que aponta pesquisa da Kantar: nos últimos anos, eles chegaram a estrelar 70% das campanhas digitais.

Não à toa, estes profissionais ganham relevância cada vez maior nos planejamentos de empresas de diversos portes e segmentos.

“Os influenciadores digitais são formadores de opinião capazes de inspirar milhões de seguidores nas mídias sociais. Nesse sentido, eles estimulam discussões e conduzem à ação. Acima de tudo, as pessoas confiam neles”, diz Aline Bak, especialista em marketing de influência digital.

Relativamente nova, a carreira de digital influencer é, hoje, em um dos caminhos mais promissores para se conquistar sucesso na internet.

Veja, a seguir, 6 dicas da expert para mergulhar nesse universo:

1) Encontre um nicho de atuação.

“Quanto mais focado e especializado você for, mais fácil será desenvolver uma comunidade que confia no que você diz”, afirma Aline. “É importante escolher algo pelo qual se tenha verdadeira paixão, pois o trabalho de influenciador requer pesquisas e criação de conteúdo a todo instante”, completa.

2) Escolha seus canais.

Dependendo do segmento de atuação, certas redes podem ser melhores do que outras. De forma geral, os millenials, por exemplo, preferem Instagram, TikTok e Snapchat.

“Agora se os seus tópicos forem voltados para os negócios, o LinkedIn pode ser uma escolha mais eficaz”, diz a especialista. “O importante é que você escolha uma ou mais plataformas que seu público utilize com regularidade”, conclui.

3) Seja consistente.

Há alguns anos, era possível postar de forma esporádica e ainda assim ganhar terreno nas redes. Mas hoje o cenário é diferente.

“Quem busca consolidar sua trajetória e ficar na mente dos seguidores precisa ter um trabalho baseado na frequência das postagens e apoiado em um planejamento estratégico”, diz a especialista.

Em tempo: a maioria dos algoritmos de mídia social dá preferência a contas com posts regulares.

4) Escreva legendas significativas.

Os textos são uma excelente oportunidade para iniciar uma conversa, agregar valor e formar conexões significativas com o público. Uma boa dica é pensar nas legendas como se fossem um micro post de blog.

“É fundamental que o influenciador conheça seu público e pense na melhor forma de dialogar com ele. A partir de informações como gênero e faixa etária, é possível criar uma linguagem própria e que agregue valor ao conteúdo”, indica a expert.

5) Interaja com seus seguidores.

O influenciador frequentemente recebe curtidas e comentários em suas postagens. “É importante estar conectado com o público e, portanto, é preciso interagir respondendo à dúvidas e curtindo as colocações, por exemplo”, diz Aline.

“Vale também lançar uma pergunta e iniciar uma conversa sobre um tópico de interesse mútuo”, completa.

6) Divulgue seu perfil.

Uma parte essencial do trabalho é que o influenciador se apresente para o mundo. “É interessante ter um mídia kit para ser amplamente enviado para agentes e empresas que tenham fit com o perfil”, diz Aline.

“Uma forma indireta de buscar colaboração é mencionar as marcas quando você fala sobre seus produtos nos posts”, completa. Acima de tudo, o influenciador deve ter em mente que o networking sistemático é imprescindível no fluxo de trabalho.

Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais.

Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais.

Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe.

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