Indústria fatura bilhões vendendo direto para o consumidor final

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Além do B2C e B2B, outra sigla que vem ganhando a atenção do mercado é o D2C, modalidade em que as indústrias comercializam seus produtos diretamente para o usuário, sem a necessidade de utilizar as revendas e distribuidores para isso. O negócio no setor vem crescendo de forma exponencial.

Uma pesquisa conduzida pela empresa Bringg, aponta que 87% das indústrias acreditam que o D2C é altamente relevante tanto para o produto quanto para os consumidores. Quase metade deles (47%) já está utilizando esse canal para aumentar seus lucros. Um levantamento da Market Realist indica que a Nike, uma das gigantes dos materiais esportivos, deve aumentar suas vendas nesse formato de US﹩ 9 bilhões em 2017 para US﹩ 16 bilhões em 2020, por exemplo.

No entanto, apesar das vantagens, a estratégia de investir em D2C exige uma série de cuidados. Segundo Giordano Magalhães Afonso, Vice Presidente da empresa Tatix Full Commerce, que desenvolveu uma solução inovadora para o setor, o principal cuidado que as indústrias devem ter é justamente não prejudicar o relacionamento com seus revendedores.

Pensando nisso, a Tatix desenvolveu o SGR Prisma, que permite que o setor possa vender on-line se aproximando assim de seu cliente final, com um grande diferencial: não há conflito entre canais. “As vendas através do e-commerce próprio da indústria passam a acontecer integrando totalmente a cadeia de revendas já existente no canal físico”, observa Giordano.

Ele complementa que o sistema permite que uma compra realizada no ambiente virtual da fabricante seja faturada e expedida em uma revenda física. Uma vez captado e pago, o pedido é direcionado aos revendedores geograficamente elegíveis, com base em algoritmos inteligentes que consideram ainda outras regras da indústria. A revenda que recebe esse pedido tem um tempo determinado para aceitar, ou declinar, antes que ele seja oferecido ao próximo revendedor compatível.

“Com painel de gestão simplificado e acionamento por e-mail e SMS, além do próprio portal, o SGR Prisma beneficia tanto o varejista – que recebe apoio direto da indústria com vendas concluídas para faturamento ao consumidor – quanto a indústria – que se aproxima do consumidor final e potencializa seu CRM sem entrar em conflito com seus canais de venda atuais. Por ser um smart lead share, o SGR Prisma é uma solução aplicável ainda para todas as empresas que desejam distribuir as vendas e oportunidades captadas em seus canais diretos, como aquelas que funcionam como franquia ou contam com redes de representantes”, explica o executivo.

Com a nova ferramenta, a empresa espera aumentar o faturamento em 30% e prevê também que as indústrias passem a faturar milhões a mais. “É um caminho sem volta e se existia alguma dúvida do potencial desse setor, não existe mais”, enfatiza Giordano Afonso.

Sobre a Tatix

Fundada em 2013, a Tatix é uma empresa de full commerce especializada na gestão e operação completa de e-commerce B2C, B2B, B2E e D2C.

Entre os serviços oferecidos estão desenvolvimento e manutenção tecnológica, soluções omnichannel, gestão de marketplace in e out, consultoria estratégica focada em e-commerce, desenvolvimento de conteúdo, gestão e operação de marketing digital, operação logística e gestão de transportes, atendimento ao cliente e televendas, gestão fiscal, jurídica e financeira.

Há 7 anos, conecta marcas e consumidores, oferecendo soluções customizadas de acordo com o modelo e tamanho do negócio, contando com um time de mais de 550 colaboradores. A empresa tem escritórios administrativos no Rio de Janeiro e São Paulo, centro de distribuição em Embu das Artes e unidade de Call-Center em Taboão da Serra, atendendo clientes de todo o Brasil.

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