10 indicadores de desempenho mais usados nas empresas

Indicadores de desempenho - Reprodução Canva Pro

Indicadores de desempenho - Reprodução Canva Pro

Você sabe o que são indicadores de desempenho?

Todos que tem uma empresa certamente deveriam acompanhar sempre seu andamento.

Sendo assim, existem indicadores ou KPIs que auxiliam na hora de fazer esse relatório, medir a performance em diversos aspectos.

Ter em mãos esses dados é fundamental para saber onde a empresa precisa melhorar ou onde está performando bem.

O que é um indicador de desempenho?

O indicador de desempenho visa avaliar ações tomadas na empresa em relação a diversos aspectos.

Por meio dessa avaliação, é possível compreender se essas ações estão realmente sendo efetivas e gerando resultados positivos.

Quando os resultados não são satisfatórios, então é preciso reavaliar certos pontos.

No entanto, todo esse trabalho de reestruturação fica muito mais simples devido aos KPIs, que auxiliam no processo por meio de seus resultados.

Antes de tudo, é importante conhecer o indicador de desempenho ideal para cada tipo de informação que se deseja saber.

Veja os 10 indicadores de desempenho mais utilizados nas empresas

Começar a utilizar os indicadores de performance é um passo fundamental para quem quer uma empresa gerando resultados.

Separamos os mais utilizados e conhecidos para que você consiga saber por onde começar a avaliar o seu negócio.

Indicadores de desempenho em lucratividade

Um dos principais indicadores para quem quer saber sobre o seu negócio é o que revela a lucratividade.

Ter noção do lucro que sua empresa tem é importante para saber se está realmente ganhando ou perdendo dinheiro.

Basicamente, a fórmula leva em consideração o lucro líquido dividido pela receita de vendas multiplicado então por 100.

Indicativo de eficácia

O seu cliente está satisfeito com os serviços prestados pela sua empresa? Com esse KPI você consegue descobrir.

Além do lucro, é muito importante que você saiba se os produtos e serviços estão sendo eficazes em resolver os problemas de seus clientes.

Sendo assim, buscar essa avaliação por canais específicos é uma ótima forma de ter noção de como sua empresa é vista pelas pessoas.

Formas simples de saber esse resultado são as pesquisas por e-mail ou a pesquisa por nota, a NPS.

Valor do ticket médio

O valor do ticket médio é um importante indicador de desempenho relacionado com o setor de vendas de uma empresa.

Saber quem são os clientes mais fidelizados e que mais compram pode lhe trazer uma boa visão sobre como anda o setor.

Identificando o cliente, você consegue o manter fidelizado ainda mais com programas específicos para melhor atende-lo.

Indicadores de performance individual

Se você deseja avaliar melhor o seu time de vendas, esse tipo de indicador é importante.

Analisando a entrada mensal de vendas e dividindo pelo número de colaboradores da equipe, você tem acesso a um valor individual.

Com isso, é possível enfim saber quem são os colaboradores com mais resultados.

Indicador de turnover

Esse é um dos indicadores de desempenho que permitem descobrir problemas inerentes ao funcionamento de sua empresa em relação aos funcionários.

É possível perceber se existem problemas de liderança ou de relacionamento entre os colaboradores, o que pode acabar gerando situações inconvenientes e prejudicando então a sua performance com os clientes.

Indicadores de desempenho de ROI

Sua empresa provavelmente investe em estratégias para atrair mais clientes, não é verdade?

Sendo assim, saber o ROI, ou retorno sobre o investimento, é algo fundamental.

Por meio deste conhecimento você consegue então saber como estão funcionando esses investimentos, o retorno que estão trazendo e quais é preciso rever.

Indicadores desempenho em performance de vendas

Por meio desse indicador é possível ter uma analise mais aprofundada do funil de vendas fazendo com que ele esteja numa avaliação mais detalhada.

Com isso, se consegue obter resultados específicos em relação a vendas fechadas e oportunidades abertas.

Indicadores de custo por lead

Os leads são potenciais clientes que podem vir a fechar negócio com a sua empresa.

Para conseguir leads, pode-se utilizar estratégias diversas, que funcionem para o seu negócio.

Se o custo para conseguir um lead é muito alto, isso é um mal sinal. Significa, então, que o engajamento está baixo.

Nesses casos, é hora de rever as formas utilizadas.

Status de serviço de entrega

Um dos indicadores de desempenho importante é o do status de serviço de entrega.

Por meio dele é possível saber exatamente se os produtos estão com entrega satisfatória, bem como identificar problemas no setor.

Indicador de performance financeira

Enfim, é importante saber se a empresa tem liquidez para lidar com suas obrigações e custos.

Para isso, é importante utilizar então este indicador de forma a verificar como anda a parte financeira da empresa.

Como vimos, existem diversos indicadores de desempenho disponíveis. Estude então e veja quais se aplicam ao seu negócio e os implemente.

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