O Instituto Rede Incluir, uma entidade sem fins lucrativos, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho do Rio de janeiro (SRT/RJ), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deferência (SMPD) lançou, no último dia 19 de agosto, o projeto do portal e aplicativo de empregabilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs) e reabilitados: o Divaga.
A ideia do projeto é ser um divisor de oportunidades para os fluminenses.
O objetivo do banco de emprego é possibilitar a identificação das pessoas, para facilitar o acesso delas às políticas públicas, eliminado assim a burocracia entre outras situações que dificultam a inclusão delas no mercado de trabalho.
Com a inclusão no aplicativo e portal, a pessoa com deficiência terá muito mais acesso aos programas e projetos de qualificação, cultura e ações inclusivos do Instituto Rede Incluir em parcerias com as empresas patrocinadoras.
O presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos, explicou que a ideia do Divaga é ter um portal de emprego com muita acessibilidade e agilidade, em uma plataforma criativa e dinâmica, permitindo à empregabilidade para às pessoas. “Queremos cadastrar no primeiro ano mais 1 milhão de pessoas.
O Divaga terá a diversidade e a inclusão como bandeira. Hoje, iniciamos com ‘PCDs e reabilitados’, mas, na segunda fase, teremos outros segmentos, como negros, público LGBTQIA+, pessoas com mais de 50 anos. Nossa proposta é incluir, sempre”.
Portal moderno e gratuito
A Rede Incluir, em parceria com as instituições citadas, além da Cluster Automotivo do Sul Fluminense (RJ) e diversas instituições do estado do Rio de Janeiro, resolveu contribuir para a inclusão dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho.
Segundo o CEO da Falcão Azul Malhas e Tecidos e padrinho inclusivo da Rede Incluir, Pietro Comes, é importante reforçar que a contratação das PCDs vá além do cumprimento de cotas. “É preciso desconstruir a imagem de que a pessoa com deficiência é incapaz. São profissionais perfeitamente aptos a contribuir para o melhoramento e desenvolvimento de toda a equipe no ambiente de trabalho. O Divaga, além de propiciar às pessoas a busca por uma oportunidade, também possibilita a interação com as empresas e a sociedade”.
Para viabilizar a criação do Divaga, a Rede Incluir contou com o patrocínio da Falcão Azul Malhas e Tecidos, Grupo South, Fluzão Materiais, Tokke – Gestão de Qualidade de Vida e a MA Automotive Brasil.
A previsão é que os primeiros módulos do portal e do aplicativo entrem no ar até novembro, para testes no munícipio do Rio de Janeiro e, em seguida, atenda aos 91 municípios, em uma plataforma totalmente gratuita, moderna e acessível para os usuários.
Será gratuito para as empresas também, que poderão investir no projeto por meio de patrocínio no desenvolvimento de ações de qualificação profissional e diversas ações inclusivas da Rede Incluir.