Imposto de renda para day trader: veja como fazer

imposto de renda para day trader

Confira como fazer o imposto de renda para day trader

Quem costuma realizar operações de Day Trade, comumente tem várias dúvidas na hora de declarar o Imposto de Renda. Afinal, quem negocia ativos na Bolsa de Valores geralmente precisa calcular e pagar o tributo das próprias operações. De fato, entender como funciona o imposto de renda para day trader pode facilitar bastante o processo.

Então, isso não precisa ser uma dor de cabeça, pois é possível fazer o seu IR de um jeito simples e rápido. Certamente, algumas dicas podem ajudar a deixar o seu caminho mais fácil na hora de fazer a declaração.

Como funciona o IR para day trader?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que a tributação que incide sobre as operações de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores é de 20% sobre o lucro. Ou seja, a tributação será apenas sobre os ganhos mensais.

Outro fator que deve ser esclarecido é que não existe isenção de Imposto de Renda no Day Trade. Se você fizer qualquer tipo de operação diária, terá que pagar os 20%.

Ao falar em Renda Variável, somente uma pequena parcela dos impostos é retida na fonte, sendo 1% sobre o valor dos rendimentos quando a operação for de Day Trade. O restante você precisa declarar posteriormente.

Sendo assim, a isenção de IR para traders só vale para quem opera Swing Trade, cujas negociações podem acontecer em dias alternados.

No entanto, se você não teve nenhum lucro, a Receita Federal permite que essas perdas sejam abatidas no cálculo do imposto. Mas, elas têm que ser relativas ao mesmo mês em que você teve prejuízo nas operações.

Por isso, se você é trader, lembre-se de fazer um levantamento de todas as suas operações referentes ao ano anterior. Elas serão fundamentais para tornar o momento da declaração mais fácil e menos trabalhoso.

Além disso, ao registrar suas negociações na Bolsa, você fica livre de multas por problemas na hora de enviar a declaração. Evita ainda que você perca todos os rendimentos que obteve com as operações de trading.

Saber como realizar esse processo corretamente evita dores de cabeça no futuro. Por isso, comece hoje mesmo a fazer uma planilha ou diário para acompanhar tudo o que você fez durante o ano.

Como fazer a declaração de operações de day trader?

Se você quer saber como iniciar sua declaração de ativos negociados nas suas operações de Day Trade, é bom seguir alguns passos:

Mas afinal, como declarar imposto de renda para day trade?

Para declarar suas ações no IR de um jeito fácil e rápido, você pode usar a ferramenta Mycapital. Ela é usada para o cálculo de Imposto de Renda.

Para facilitar o momento da declaração, o Mycapital oferece: 

Além disso, se você operar mais de 1.000 minicontratos mensais e se tornar um Trader VIP,  pode usar a Calculadora de IR quando quiser. O Mycapital importa suas operações da Toro automaticamente para calcular seu Imposto de Renda. Dessa forma, é possível:

Sair da versão mobile