Imposto de renda 2023: passo a passo para declarar consórcio

imposto-de-renda-entrega-declaracao (1)

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 segue até 31 de maio e, para quem comprou uma cota de consórcio e/ou foi contemplado por ele em 2022, significa que precisa colocá-lo no informe do IR.

Para auxiliar nesse momento de tantas dúvidas, o Mycon, primeira fintech de consórcios digitais do Brasil, separou algumas orientações práticas.

Consórcio ainda não contemplado deve constar na declaração?

Sim, as pessoas que não obtiveram acesso à carta de crédito, precisam declarar no IR que possuem uma cota de consórcio.

“A não declaração pode implicar em multa para contribuinte, além de outras penalidades acerca de seu CPF”, Francis Silva, CFO do Mycon.

Como declarar consórcio no imposto de renda?

É fundamental ter em mãos todos os dados da administradora do consórcio, bem como o informe de rendimentos e preencher na ficha de “bens e direitos”.

Na declaração de um carro, por exemplo, caso o automóvel não tenha sido contemplado, a pessoa deve informar no grupo “99 — Outros Bens e Direitos”, sob o código “05 – consórcio não contemplado” e no campo “Discriminação” preencher os dados do consórcio, como nome da administradora de consórcio, tipo de bem, número de parcelas pagas e número de parcelas a pagar.

“É importante informar no campo Situação em 31/12/2022 o valor já declarado no ano anterior acrescida de todas as parcelas que foram pagas no ano de 2022. Em caso de dúvidas, consultar no site da Receita Federal a sessão de Perguntas e Respostas IRPF 2023”, destaca o CFO do Mycon.

Agora, se a pessoa foi contemplada em 2022, precisa incluir no código “21 – Veículo Automotor Terrestre”.

Na sequência, deve preencher o campo “Situação”, seguindo a mesma recomendação do não contemplado. Se neste período houve a oferta de um lance, deve ser incluída no campo também.

Na sequência, é necessário inserir o ano, placa e modelo do veículo no campo “Discriminação”, assim como os dados da Administradora. Também devem ser informadas as parcelas pagas e a vencer, assim como o lance (se houver) novamente.

Por onde eu declaro?

A declaração do IR pode ser feita por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, mediante acesso ao aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Também pode ser realizada pelo e-CAC, com a utilização do certificado digital ou com código de acesso.

Consórcio em alta

O sistema de consórcio segue em crescimento exponencial.

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), o setor conquistou mais de 9,4 milhões de participantes ativos, volume recorde e crescente, mês a mês, durante 2022. A ABAC informou, também, que o resultado de dezembro ficou 12,4% acima dos 8,37 milhões de consorciados alcançados no mesmo mês de 2021.

Sobre o Mycon

Criado em 2020, o Mycon é a primeira fintech do Brasil a usar inteligência artificial e oferecer consórcio digital com a menor taxa do Brasil: a partir de 9,99%, metade da taxa dos outros consórcios.

Tudo isso graças à digitalização de processos e eliminação de intermediários.

O processo é simples, ágil e pode ser realizado no site ou app em todo o Brasil. Para facilitar as chances de contemplação nos sorteios mensais, os grupos são formados por, no máximo, 999 participantes, contra a média de 4.000 oferecidos pelos consórcios ligados a instituições bancárias.

O Mycon é uma Administradora de Consórcios autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e faz parte do Grupo Coimex, atuante em diversos segmentos no Brasil com mais de 70 anos de existência.

 

Sair da versão mobile