HAIR BRASIL 2019 antecipa tendências de inovação, comportamento e tecnologia que vão gerar ainda mais oportunidades no mercado da beleza

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As tendências no mercado da beleza e as práticas para o salão do futuro foram destaques no 12º Seminário de Gestão e Inovação, que integrou o Fórum de Educação da HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética. Em pauta, conceitos como sustentabilidade, tecnologia e inovação, que integram as mudanças significativas que o segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos presenciou nos últimos anos.

Em sua palestra, a coordenadora nacional de beleza, saúde e bem-estar do Sebrae, Léa Lagares, apresentou o book de tendências 2019/2020 desenvolvido em parceria com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para toda a cadeia, ressaltando movimentos de comportamento que são decisivos na escolha de um produto ou serviço de beleza. Entre as macrotendências, estão o crescimento do mercado de beleza masculino, a fluidez de gênero, personalização, foco nos ingredientes naturais e as experimentações.

“No caso da sustentabilidade, é muito mais que uma tendência, já é uma necessidade. É importante ficar atento porque os resíduos dos salões de beleza precisam de descarte especial. É, também, uma área que utiliza muita água, energia. Estes movimentos globais sinalizam para a busca de alternativas como iluminação natural, energia solar, entre outros”, afirma. A especialista ressaltou os desafios dos pequenos e médios negócios de beleza para impactar os clientes nestes cenários. “Muitas vezes, os consumidores buscam mais experiências do que produtos e serviços. Como agregar isso ao salão?”, questionou.

Léa chama a atenção, também, para o crescimento da população adulto+: com o aumento das pessoas com mais de 60 anos, a demanda por serviços, produtos e experiências para este público específico também se intensificou. E muitos profissionais da área de beleza, bem como os salões, marcas e produtos, ainda não estão preparados para atender as especificidades deste público.

Por fim, Léa Lagares listou algumas práticas para o salão do futuro, listando atitudes que são capazes de potencializar os negócios, como a exploração mais assertiva das redes sociais, uso da tecnologia para melhorar a gestão do empreendimento e aumentar o número de clientes, e a aposta em experiências que marcam o consumidor. “Quanto mais personalizado for o salão, com atenção ao visagismo, mais chances do espaço se destacar e atrair um público mais exigente”, completou.

A 18ª edição da Hair Brasil – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, aconteceu entre 13 e 16 de abril de 2019 no Expo Center Norte, em São Paulo.

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