São Paulo, 16 de fevereiro de 2020 – O Grupo Carrefour Brasil anuncia a aquisição de até 30 lojas da rede Makro no país. A compra faz parte da estratégia do Grupo para acelerar significativamente a expansão do Atacadão e reforça a estratégia multiformato e multicanal do Grupo.
As novas lojas foram adquiridas pelo valor de R$ 1,95 bilhão. Dos 30 pontos comerciais, 22 são propriedade integral e oito são alugados, além de 14 postos de gasolina, localizados em 17 estados do país¹.
As lojas adquiridas, que somam 165.000 m² de área de venda, apresentaram em 2019 vendas brutas de aproximadamente R$ 2,8 bilhões e possuem grande complementaridade geográfica com as lojas já existentes do Atacadão. A transação permitirá ao Atacadão expandir sua presença no estado do Rio de Janeiro (7 lojas) e na região Nordeste (8 lojas). As novas lojas somam-se às 187 lojas já existentes do Atacadão que continuará com seu forte crescimento orgânico.
O Atacadão pretende converter a bandeira das novas lojas no período de 12 meses após o fechamento da transação. Dessa maneira, nossos clientes poderão se beneficiar dos preços, atratividade e eficiência que oferece o Atacadão, além das soluções e dos serviços financeiros do Grupo Carrefour Brasil.
Baseado no modelo do Atacadão, as vendas devem aumentar em mais de 60% e a estrutura de custos será otimizada, possibilitando o alcance gradual de níveis de rentabilidade similares aos existentes nas lojas atuais.
Alexandre Bompard, Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour, declarou: “Essa transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007. Isso evidencia nosso comprometimento com a expansão de nossos formatos de crescimento e está em linha com o Plano de Transformação do Carrefour 2022. O modelo de atacado tem sido um grande contribuinte para o crescimento do Carrefour nos últimos anos, especialmente no Brasil. Com essa transação, iremos expandir nossa presença no mercado brasileiro, o segundo maior mercado para o Grupo depois da França”.
Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, adicionou: “Esta transação é um acelerador de crescimento para o Carrefour no Brasil. Com essa aquisição o Atacadão vai fortalecer sua presença geográfica e consolidar ainda mais sua presença nacional. Essa aquisição, juntamente com nosso ritmo de crescimento orgânico com 20 lojas Atacadão abertas em 2019, vai representar uma aceleração equivalente a um ano e meio de expansão, marcando um importante avanço para o Grupo Carrefour Brasil”.
A conclusão da transação está condicionada ao cumprimento de determinadas condições, incluindo o acordo dos proprietários das oito lojas alugadas e a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O fechamento da operação é esperado para o final de 2020.
O Grupo Carrefour manterá seus acionistas e o mercado em geral informados acerca da conclusão da transação.
Sobre o Grupo Carrefour
Com uma rede multiformato de mais de 12 mil lojas em mais de 30 países, o Grupo Carrefour é um dos líderes mundiais do varejo alimentar. Carrefour recebe 105 milhões de clientes pelo mundo e registrou uma receita de € 80,6 bilhões em 2019. Com mais de 360 mil colaboradores que ajudam a tornar o Carrefour o líder mundial da transição alimentar para todos, proporcionando a todos alimentos acessíveis e de alta qualidade, todos os dias, não importa onde estejam.Para mais informações, visite http://www.carrefour.com, ou nos encontre em Twitter (@GroupeCarrefour) e LinkedIn (Carrefour).
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
O Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista do país e opera mais de 690 pontos de vendas.
Com vendas brutas de R﹩ 62 bilhões em 2019 e mais de 87 mil colaboradores, Carrefour é um dos maiores empregadores privados do país.
Sobre o Atacadão
O Atacadão é a unidade de negócio de Cash & Carry do Grupo Carrefour Brasil. Líder em seu segmento, a companhia conta com 187 lojas de autosserviço pelo Brasil e 28 atacados de entrega. Em 2019, registrou vendas brutas de R﹩ 42 bilhões.
Sobre o Makro
O Makro é uma empresa multinacional no segmento de atacado, de propriedade da holding holandesa SHV, que controla outras 7 empresas com presença em 60 países e mais de 60.000 funcionários.
O Makro conta com 15.000 funcionários em suas 167 lojas na Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela, com vendas de € 3,0 bilhões em 2019. O compromisso da empresa é fazer a diferença na vida de seus funcionários, clientes, fornecedores e comunidades.
¹ As lojas estão localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba, Tocantins e Distrito Federal.