Um levantamento realizado pela Superdigital, fintech do Grupo Santander, em sua base de mais de 2 milhões de clientes, concentrados principalmente nas das classes C e D, apontou que os gastos para o Dia das Mães tiveram uma leve alta de 3,2% esse ano de 2019 comparado com o mesmo período em 2018.
Dois setores que devem ser destacados esse ano é o de vestuário e de cosméticos. Comparado ao ano passado, houve um aumento médio de compras de roupas de 21% para o sexo feminino e 35% para o masculino. Já nos cosméticos houve um aumento de 10% para o sexo feminino e uma queda de 12% para o sexo masculino.
De acordo com Ezequiel Archiprete, CEO da Superdigital, esses números refletem o atual momento da economia brasileira. “O consumidor está apreensivo. Dessa forma, o aumento de gastos para a data foi discreto. No mês passado, em abril, a FGV divulgou que o índice de confiança do consumidor recuou pelo terceiro mês seguido. Isso faz com que o consumidor seja mais conservador nos gastos. Ele precisa ter confiança que terá seu emprego mantido, que a economia vai crescer, que as coisas vão dar certo antes de gastar”, avalia Ezequiel.
Superdigital
A Superdigital é uma fintech do Grupo Santander que oferece soluções de pagamentos de forma simples e prática. Basta ter mais de 18 anos e um CPF, que em cinco minutos o cliente abre sua conta direto pelo celular. Hoje, a Superdigital conta com cerca de 2,2 milhões de contas abertas. Nela, o cliente recebe e transfere dinheiro, saca em toda Rede Banco24Horas, paga contas direto do app, compra com seu cartão Mastercard Internacional, recarrega seu celular, seu Bilhete Único (na cidade de São Paulo), entre outras diversas funcionalidades.