Franquias de diferentes segmentos abrem vagas para contratação de temporários

Estão previstas 90 mil efetivações a partir das oportunidades provisórias, segundo Associação Brasileira do Trabalho Temporário

Foto: Freepik

Desempenhando um papel importante para a economia e para empresas de diversas áreas, o trabalho temporário cresce de maneira expressiva com a chegada do fim de ano. No mercado de franchising, por exemplo, isso não é diferente.

Redes que atuam nos segmentos de alimentação e varejo buscam profissionais para aumentar o quadro de funcionários e atender a alta demanda do período. Por outro lado, muitas pessoas aproveitam os últimos três meses do ano para procurar uma oportunidade de trabalho.

De acordo com informações da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), a estimativa é que sejam criadas 450 mil vagas temporárias no último trimestre do ano em todo o País.

No fim de ano, especialmente entre novembro e dezembro, há um crescimento significativo no consumo devido às datas especiais como a Black Friday, o Natal e o Ano Novo.

Esse aumento de demanda cria a necessidade de mão de obra extra para atender ao volume maior de vendas e operações. Por outro lado, permite que haja geração de empregos, sendo uma alternativa especialmente para aqueles que estão desempregados ou querem ter uma renda extra. Para muitos, essa é a chance de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Muitas empresas também utilizam o trabalho temporário como uma fase de testes para novos colaboradores. Isso significa que trabalhadores provisórios podem ser efetivados em contratos permanentes, dependendo do seu desempenho.

Esse aspecto é especialmente importante para jovens em busca do primeiro emprego e para pessoas que precisam requalificar suas carreiras. Ainda segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, estão previstas 90 mil efetivações a partir destas oportunidades.

Com mais de 75 anos de atuação no mercado calçadista brasileiro e consolidada como a maior rede de calçados infantis da América Latina, a Bibi conta com mais de 130 lojas distribuídas por diversas regiões do País, sendo a maioria em shopping centers. Especializada em calçados para crianças de até 9 anos, a marca oferece produtos que são ideais tanto para quem busca presentear, como para compor os looks das festas de fim de ano ou antecipar as compras para a volta às aulas.

Nesse período, os pontos de venda da Bibi costumam reforçar suas equipes, contratando até dois colaboradores temporários.

“Neste período do ano, as unidades oferecem vagas para consultoras e, em alguns casos, para estoquistas, devido ao aumento no volume de vendas. Os franqueados investem ativamente nessa iniciativa, com o objetivo de proporcionar um atendimento qualificado e garantir uma experiência positiva para os consumidores. Esperamos um crescimento de 30% nas vendas neste último trimestre do ano. No Dia das Crianças, por exemplo, registramos um aumento de 60% nas vendas em relação a 2023”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.

Já no segmento de alimentação, que conta com um aumento expressivo de eventos e confraternizações, há dificuldade para encontrar mão de obra. De acordo com a pesquisa intitulada “Tendências do Ecossistema de Foodservice”, realizada pela GALUNION em agosto de 2024, 70% das redes indicaram que a falta de colaboradores qualificados é um dos principais desafios para 2025.

Com 80 restaurantes em sete estados brasileiros, a Água Doce Sabores do Brasil oferece pratos, drinques e sobremesas inspiradas na culinária nacional. Para o período de fim de ano, são esperadas mais de mil vagas provisórias para diferentes cargos, como segurança, monitores infantis para os espaços kids presentes nas unidades, cumins para cozinha, cumins para parte de coquetelaria, além de maior quantidade de oportunidades para garçons, que são responsáveis pelo atendimento no salão.

“Assim como ocorre em todo o Varejo, essa época do ano registra um aumento de vendas e isso exige a contratação de temporários, sendo algo imprescindível para o bom andamento do negócio. Além de um atendimento exclusivo, aproveitamos este período do ano para maximizar as vendas e oferecer condições vantajosas por meio de cardápios especiais com bom custo-benefício. Com todas as ações programadas, estamos trabalhando com uma perspectiva de 30% de aumento de faturamento. Ou seja, o momento traz potenciais oportunidades em diferentes frentes para os restaurantes e quem sai ganhando são os clientes, pois para nós é gratificante ver as pessoas felizes e comemorando a vida em nossos restaurantes”, finaliza o diretor de franquias da Água Doce, Julio Bertolucci.

Sair da versão mobile