Fórum discute Desnutrição Hospitalar e seu impacto nos custos de saúde

desnutricao-hospitalar

Aconteceu em Brasília, no último dia 06 de Junho, o II FÓRUM DE DISCUSSÃO DE COMBATE À DESNUTRIÇÃO HOSPITALAR, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) para discutir a aplicação de terapia nutricional e o impacto da desnutrição hospitalar nos custos de saúde, na qualidade de vida e mortalidade de pacientes.

Entre os tópicos abordados, estavam o desconhecimento da terapia nutricional como falha na formação médica, os desafios da terapia nutricional no SUS e como o Ministério Público, o Ministério da Saúde e a sociedade podem somar esforços para aumentar a conscientização sobre o tema. Os estudos apresentados mostraram que a terapia nutricional reduz o número de reinternações e seu início precoce apresenta melhor custo-efetividade, além de diminuir os custos de saúde pública.

Participaram do evento membros do poder público, médicos, gestores, especialistas da área e representantes das associações e da indústria. Na ocasião, a Deputada Federal Silvia Cristina Chagas se colocou à disposição para criar leis efetivas para obter melhores resultados de terapia nutricional, além da revisão da tabela SUS e das políticas públicas.

O evento faz parte do projeto “Diga Não à Desnutrição”, lançado em 2018, que tem como objetivo tornar público o conceito sobre a desnutrição, por meio de uma série de ações que incluem triagem, diagnóstico, manejo e tratamento. Compõe o programa a campanha “Alimente Sua Recuperação”, lançada em primeira mão durante o fórum.

Desde que foi implementado, o projeto já colhe bons resultados. O Hospital Estadual Mário Covas, na grande São Paulo, por exemplo, passou a triar pacientes em até 24h, revisou e melhorou os protocolos e tempos de jejum, além de incluir a avaliação de massa muscular nos pacientes.

Sobre a BRASPEN

A Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), fundada em 1975, possui caráter interdisciplinar (médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e estudantes), atua na área de nutrição clínica, enteral e parenteral e desenvolve ações de defesa profissional, educação e atuação em terapia nutricional e nutrição clínica. Em 2016 a marca BRASPEN foi incorporada à SBNPE, sigla que significa a tradução do português para o inglês da sociedade. A BRASPEN/SBNPE é uma sociedade afiliada à Associação Médica Brasileira (AMB), que congrega médicos atuantes na área, assim como profissionais não médicos de áreas afins, tais como nutricionistas, farmacêuticos e enfermeiros. Para mais informações, acesse https://www.braspen.org/.

Sair da versão mobile