Firjan: indústria fluminense cria mais de dois mil postos de trabalho em janeiro

postos-de-trabalho

Foto: Reprodução | Por Marcelo Casal JR

A indústria fluminense, incluindo a extrativa, de transformação, construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública, abriu 2.238 postos de trabalho em janeiro.

De acordo com análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, a Construção Civil teve o maior saldo de vagas no setor (+972), seguida pelos segmentos de Manutenção, Reparação, e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+461) e Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+401). Entre as regiões do estado, os maiores destaques na criação de postos de trabalho industriais foram o Leste Fluminense (+938) e a Capital (+816).

O setor de serviços gerou 2.534 vagas, impulsionado pela Administração Pública, Defesa e Seguridade Social (+1.629) e pelas atividades de Atenção à Saúde Humana (+1.506).

A agropecuária também apresentou saldo positivo (+94). Já o comércio teve resultado negativo (-4.910), fechando vagas principalmente nos segmentos de Vestuário e Acessórios (-3.671), Hipermercados e Supermercados (-1.549) e Calçados e Artigos de Viagem (-1.092). O saldo negativo é explicado pelas demissões sazonais, após as vagas temporárias de final de ano. Em janeiro de 2020, por exemplo, o setor encerrou mais de 11 mil vagas.

Considerando todos os setores, o estado do Rio fechou 44 vagas em janeiro. Apesar do resultado negativo, o desempenho foi melhor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram fechados 10.976 postos de trabalho. No quadro geral, 55 dos 92 municípios fluminenses tiveram saldo positivo em janeiro deste ano.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Sair da versão mobile