Financiamento imobiliário para autônomo: veja como funciona

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

O financiamento imobiliário é uma solução para quem deseja comprar a casa própria mas não tem o total de recursos necessários.

Esse tipo de financiamento é bastante acessível para quem trabalha com carteira fichada, para funcionários públicos e outros trabalhadores que têm como comprovar renda de uma forma mais simples.

Mas, será que existe financiamento imobiliário para autônomo? Ou seja, para quem trabalha por conta própria?

Ao longo desse artigo essa questão será esclarecida em detalhes.

O que é um trabalhador autônomo?

É considerado como trabalhador autônomo qualquer profissional que trabalhe por conta própria, sem nenhum vínculo empregatício.

Como exemplo, podemos citar vendedores ambulantes, eletricistas, encanadores, motoristas de aplicativo e muitos outros.

Esses indivíduos não têm carteira fichada nem salário fixo. Porém, atualmente uma grande parte dos autônomos têm deixado a informalidade ao abrir um CNPJ no formato MEI (Microempreendedor Individual).

Dessa forma, a designação correta para trabalhador autônomo é justamente essa, de alguém que presta serviços sem ligações trabalhistas com nenhuma empresa.

Os bancos aprovam financiamento imobiliário para autônomos?

A resposta é sim, todos os bancos aprovam financiamentos para trabalhadores autônomos.

Na verdade, o principal requisito para a aprovação em um financiamento imobiliário é a comprovação de renda. Nesse sentido, mesmo que a pessoa não tenha vínculo empregatício, poderá comprovar a sua renda de outras formas.

Para quem trabalha com carteira assinada, os holerites e a própria assinatura na carteira podem servir como garantia.

Já para os autônomos, a declaração de Imposto de Renda (IR) ou extratos de movimentações financeiras feitas em contas correntes são as comprovações mais aceitas.

Além disso, se o trabalhador autônomo for MEI, as movimentações do seu CNPJ também são aceitas como comprovante de renda por várias instituições financeiras.

Como conseguir um financiamento imobiliário sendo autônomo? 

Conseguir um financiamento imobiliário para autônomo não é um “bicho de sete cabeças” como muitas pessoas pensam.

Para alcançar esse objetivo, basta procurar uma instituição financeira e dar entrada na solicitação, com base nas exigências da entidade.

Aqui vale destacar que praticamente todos os bancos brasileiros oferecem esse tipo de serviço e têm setores especializados na agilização dos procedimentos.

Afinal, os bancos têm muito interesse em conceder financiamentos imobiliários. Basta que o solicitante comprove que tem capacidade de pagar as parcelas do financiamento sem inadimplência.

Por outro lado, não custa lembrar que quem for solicitar um financiamento imobiliário para autônomo deve ter o CPF limpo, sem nenhuma restrição no SPC ou no Serasa.

Isso porque os órgãos de proteção de crédito são a fonte das informações utilizadas pelos bancos para saber quem é bom pagador ou não.

Por fim, uma boa dica para quem quer ajudar para solicitar o seu financiamento é procurar um corretor de imóveis credenciado.

Esses profissionais são especializados em agilizar financiamentos de imóveis e podem dar uma grande força nesse processo, sobretudo no caso de trabalhadores autônomos.

Quais documentos comprobatórios de renda os bancos solicitam?

Para finalizar o nosso artigo, apresentamos alguns dos principais documentos que são solicitados como comprovantes de renda pelos bancos em processos de financiamento imobiliário para autônomo.

Como já tem ficado claro, esses documentos servem para atestar a capacidade de pagamento da pessoa que está solicitando o crédito imobiliário.

Saiba quais são esses comprovantes na lista a seguir:

Leia mais:

Descubra as 7 melhores formas de investir em imóveis

Reforma de apartamento alugado: 7 dicas para fazer

7 melhores jogos do metaverso para ganhar dinheiro

Sair da versão mobile