Financiamento do BNDES para pequena empresa: como conseguir

Grande parte dos microempreendedores apostam no mercado de alimentação. (Fonte: reprodução/Pexels)

Grande parte dos microempreendedores apostam no mercado de alimentação. (Fonte: reprodução/Pexels)

Conseguir financiamento e crédito é um dos principais desafios para os pequenos empresários, sobretudo aqueles que estão começando.

Entretanto, o financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para pequenas empresas se consolidou como uma das melhores soluções para esse problema.

Os tópicos abaixo trazem mais informações sobre essa possibilidade de conseguir crédito empresarial.

BNDES: condições para micro, pequenas e médias empresas 

O financiamento do BNDES para pequena empresa se apresenta tanto na forma de crédito financiado de fato quanto de cartões de crédito especiais.

Além disso, todas as possibilidades de cessão de crédito contam com taxas reduzidas e facilidade no pagamento.

Os empreendedores contemplados pelo banco com essas opções são os MEIs, empresários individuais, caminhoneiros, produtores rurais e outros classificados pelo BNDES como micro, pequenos e médios empresários.

Cartão BNDES: como funciona?

O cartão de crédito especial é uma das melhores opções de financiamento do BNDES para pequena empresa.

Esse cartão pode ser cedido por bancos parceiros da instituição pública e tem taxas mais atraentes que os cartões convencionais.

Além disso, o empresário pode utilizar o cartão BNDES para investimentos e ampliações no seu negócio e pagar todas as compras feitas entre 3 e 48 vezes.

Taxas e juros

As taxas e juros do cartão BNDES só são conhecidas quando o cartão é aprovado para o cliente e depende de uma avaliação prévia. Entretanto, as taxas são menores que as de outros cartões, como dissemos antes.

Vale destacar ainda que o vencimento da fatura do cartão ocorre sempre no dia 15 de cada mês, não importando o banco que o emita.

Valores que podem ser financiados

O limite do financiamento do BNDES para pequena empresa através do cartão pode chegar a até R$ 2 milhões, a depender da análise feita pelo banco emissor.

Quem pode solicitar?

Microempresas, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de micro, pequeno e médio porte que tenham faturamento anual de até R$ 300 milhões.

Como contratar o cartão BNDES?

Se você quiser contratar o cartão BNDES deve fazer a solicitação através do portal dedicado ao cartão dentro do site do banco. 

Na solicitação você deve indicar o banco emissor, ou seja, o banco com que você tem relacionamento.

Logo após solicitar o cartão no site do BNDES, você deve entrar em contato com o banco indicado para dar prosseguimento ao processo.

No banco parceiro, você receberá instruções para prosseguir com a solicitação, como apresentação de documentos e comprovantes.

Se o seu pedido for aprovado, você receberá o cartão BNDES em casa e deverá ir até o banco ou entrar em contato para fazer o desbloqueio. Depois de desbloqueado, o cartão já pode ser usado dentro das regras impostas.

O que pode ser financiado pelo BNDES?

Por fim, devemos alertar que nem tudo pode ser adquirido via financiamento do BNDES para pequena empresa.

Em suma, só é permitida a aquisição de itens voltados à manutenção e expansão da empresa. Alguns exemplos são:

Por fim, vale ressaltar que esses são apenas os principais itens que podem ser financiados. Nesse sentido, a lista de opções pode ser aumentada em casos específicos.

Leia mais:

Pix para empresas: veja como usar no seu negócio

Gestão de pequenas e médias empresas: 10 dicas importantes

Marketing Digital para pequenas empresas: dicas valiosas

Sair da versão mobile