FedEx tem 6ª edição do Programa de Incentivo aos pequenos negócios no Brasil

FedEx-programa-de-incentivo-a-micro-e-pequenas-empresas

A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e a maior empresa de transporte expresso do mundo, acaba de abrir inscrições para a 6ª edição do Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas.

O programa visa a impulsionar a expansão de negócios de micro e pequenos empreendedores.

Além de terem a chance de receber até R$ 175 mil, os três primeiros colocados também contarão com mentoria voltada a gestão e negócios, conduzidas pelo investidor Renato Mendes.

O resultado do programa será divulgado no dia 4 de agosto.

As inscrições vão até o dia 10 de julho e podem ser feitas gratuitamente no site fedex.com/br/programafedex.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o aumento no número de micro e pequenos negócios abertos em 2021 foi de 30%, o maior desde 2018.

Também houve crescimento no varejo digital, onde pequenas e médias empresas movimentaram R$ 2,3 bilhões, 77% a mais que em 2020, segundo levantamento realizado pela NuvemShop.

Por outro lado, cerca de 1 milhão de empreendedores brasileiros fecharam as portas em 2021, conforme aponta o relatório Global Entrepreneurship Monitor.

A taxa de encerramento das atividades de microempresas e de pequenas empresas é de 21,6% e 17%, respectivamente, segundo o Sebrae.

Oportunidades de mercado

“Os micros e pequenos empreendimentos representam um pilar importante para a economia brasileira e são essenciais para a FedEx. Nós trabalhamos para que tenham acesso às mesmas oportunidades de mercado que as grandes empresas têm”, diz Cristiano Koga, vice-presidente de Vendas para a América do Sul na FedEx Express.

“A edição deste ano do programa vai premiar o primeiro colocado com R$ 175 mil, o segundo com R$ 100 mil e o terceiro com R$ 75 mil, além da mentoria de negócios”, complementa.

Virada de chave

A Paraoil, localizada no Pará, é um exemplo de como o concurso pode ajudar as empresas a alçarem voos maiores.

Especializada na extração de óleos e manteigas naturais à base de sementes da Floresta Amazônica, a empresa passou a exportar seus produtos para os EUA, Canadá, Austrália e Japão depois de ser contemplada com o terceiro lugar na edição de 2021 do programa da FedEx.

“A demanda já existia há algum tempo, mas não sabíamos como levar nossos produtos para o exterior. Contar com a consultoria de um operador logístico como a FedEx foi fundamental nesse processo,” conta Gilberto Hirokazu Nobumasa, fundador e presidente da Paraoil.

“A FedEx retira a carga na nossa porta em nosso centro de distribuição em Belém, e entrega no endereço dos nossos clientes”, complementa.

Em 2021, as exportações representaram 20% da receita da Paraoil.

Para 2022, Gilberto prevê dobrar esse percentual e chegar a 40%.

Somente no primeiro trimestre deste ano, a empresa já exportou 250kg de manteiga e está negociando com potenciais clientes da Espanha e de Cabo Verde.

Com o sucesso das negociações, a Paraoil passará a exportar seus produtos vindos da Amazônia para quatro continentes.

Impactos

Com o crescimento da empresa, a comunidade local também foi positivamente impactada.

A Paraoil adquire as sementes de pequenos produtores locais que trabalham de forma sustentável, com a consciência de que a floresta é mais rentável permanecendo conservada.

Com o aumento da demanda de exportação, dobrou o número de fornecedores da empresa.

Além disso, a Paraoil comercializa seus produtos para outros pequenos e médios empreendedores que, segundo Gilberto, são, em grande parte, mulheres que trabalham com cosmética natural em diferentes partes do Brasil.

O transporte nacional também é fornecido pela FedEx.

“A parceria com as microempreendedoras tem sido essencial, ainda mais em tempos de pandemia, quando muitas se viram desempregadas da noite para o dia. Nosso foco não está em fornecer para grandes empresas, mas no trabalho para ajudar as pequenas a se tornarem grandes”, explica.

Segundo Hirokazu, a Amazônia Legal tem um potencial de bionegócios incrível, mas pequenos empreendedores sempre encontram dificuldades pelo caminho, principalmente do ponto de vista logístico.

“Por isso, sempre digo que o concurso da FedEx é uma virada de chave particularmente importante para os pequenos negócios que tanto precisam de apoio. O prêmio e a consultoria oferecidos aos vencedores têm real potencial para mudar a trajetória de uma empresa”, finaliza.

Lançado pela primeira vez nos EUA em 2012, o Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas já foi expandido para outros mercados como México, Brasil, Colômbia, Argentina, Chile Guatemala e República Dominicana.

Serviço

Programa FedEx para Micro e Pequenas Empresas

O que é: Premiação que visa impulsionar a expansão de negócios de micro e pequenos empreendedores

Inscrições: de 11 de abril de 2022 a 10 de julho de 2022

Quem pode se inscrever: Micro e Pequenas empresas com fins lucrativos, que possuam até 99 funcionários, baseadas no Brasil, com CNPJ ativo, atividade ininterrupta por pelo menos 6 meses e não serem franquias.

Além disso, devem ter receita de até R$ 4.800.000 durante o seu último ano fiscal completo e não podem ser vencedoras de versões anteriores do Programa.

Mais informações: fedex.com/br/programafedex

A FedEx Corp.

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) oferece aos clientes e empresas em todo o mundo um amplo portfólio de transporte, comércio eletrônico e serviços empresariais.

Com receita anual de US$ 92 bilhões, a empresa oferece soluções de negócios integradas por meio de companhias operacionais que competem coletivamente, operando de forma colaborativa e inovando digitalmente sob a respeitada marca FedEx.

Consistentemente classificada entre os empregadores mais admirados e confiáveis do mundo, a FedEx inspira seus quase 600.000 membros de equipe a permanecerem focados na segurança, nos mais altos padrões éticos e profissionais e nas necessidades de seus clientes e comunidades.

A FedEx está comprometida em conectar pessoas e possibilidades ao redor do mundo de forma responsável, com o objetivo de alcançar operações neutras em carbono até 2040. Para saber mais, visite fedex.com/about.

A FedEx Express Divisão América Latina e Caribe

A FedEx Express América Latina e Caribe (“FedEx Express LAC”) atende a mais de 50 países e territórios e emprega mais de 24.000 membros de equipe comprometidos com a satisfação total do cliente.

A FedEx Express LAC oferece um amplo portfólio de soluções de transporte e logística, sendo o pilar de crescimento na região, e continua seu compromisso com pequenos, médios e grandes exportadores, oferecendo formas inovadoras de acesso ao mercado global.

Sair da versão mobile