O estado do Rio de Janeiro apresentou alta nas vendas online durante os três primeiros meses do ano.
De acordo com levantamento da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, as pequenas e médias empresas faturaram cerca de 39% a mais com vendas online no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, taxa superior ao crescimento nacional (de 23%).
O Rio ocupa o 3º lugar no ranking nacional do e-commerce, com pouco mais de 600 mil produtos vendidos online nos primeiros três meses deste ano.
O levantamento foi realizado com os empreendedores do estado dentro da base de mais de 90 mil lojistas cadastrados na plataforma da Nuvemshop.
“Mesmo com a volta do varejo presencial, ainda observamos o crescimento do e-commerce no Brasil e no estado do Rio de Janeiro. Embora as previsões para o setor tenham sido mais tímidas para este ano, indicando certa estabilização, os pequenos e médios empreendedores do estado continuam apostando no ambiente digital”, afirma Luiz Natal, gerente de E-commerce e Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
“Acreditamos que esses números devem continuar crescendo, em ritmo mais suave se comparado com a expansão do e-commerce em 2020 e 2021, à medida que mais pessoas incorporam as lojas online em suas rotinas” complementa Luiz Natal.
Volume em pedidos
O volume de pedidos também apresentou alta, atingindo 181,3 mil no mesmo período (nos primeiros três meses de 2021, foram 149,7 mil).
Já o ticket médio nas lojas online do estado foi de R$ 213,02, um aumento de 14,8% em relação ao primeiro trimestre de 2021 (R$ 185,46).
Entre as formas de pagamento, a pesquisa mostra que o Pix tem avançado no estado.
A ferramenta, que representava apenas 0,9% dos pedidos pagos ano passado, foi o meio de pagamento escolhido para 10,2% dos pedidos em lojas online no Rio de Janeiro no primeiro trimestre de 2022, ficando à frente do boleto, que representou 5,8%.
O meio de pagamento mais escolhido foi o cartão de crédito, que correspondeu a 55,2% dos pedidos pagos nos três primeiros meses do ano.
Rio de Janeiro – Cinco segmentos que mais faturaram neste período de 2022
- Moda (R$ 13,4 milhões)
- Acessórios (R$ 2,6 milhões)
- Livros (R$ 1,9 milhão)
- Saúde & Beleza (R$ 1,8 milhão)
- Casa & Jardim (R$ 1,1 milhão)
Resultados das PMEs em todo o país
Segundo o levantamento nacional da Nuvemshop junto à sua base, as lojas online brasileiras faturaram mais de R$ 573,2 milhões no primeiro trimestre, valor 23% superior ao mesmo trimestre de 2021.
O volume de pedidos online também cresceu 14%, chegando a mais de 2,4 milhões.
O ticket médio nacional foi de R$ 236,92, valor 9% superior ao mesmo período do ano passado.
Segmentos que mais faturaram em todo o Brasil
- Moda (R$ 213,8 milhões)
- Acessórios (R$ 87,3 milhões)
- Saúde & Beleza (R$ 36,4 milhões)
- Casa & Jardim (R$ 21,3 milhões)
- Arte (R$ 16,6 milhões)
A Nuvemshop
A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam.
Com mais de 90 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas.
Atualmente, a companhia tem mais de 1.000 colaboradores e escritórios no Brasil, México e Argentina.
Em agosto de 2021, a empresa recebeu um investimento de R$2,6 bilhões e se tornou unicórnio no Brasil.
Nos últimos meses, a Nuvemshop comprou o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo, e a Mandaê, plataforma de logística.
Além disso, lançou o Nuvem Pago, meio de pagamento próprio.