Estrategista financeira dá dicas de como fechar o mês no positivo

(Fonte: reprodução/Pexels)

Um em cada quatro brasileiros não consegue pagar todas as contas no fim do mês, segundo uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (8).

Ainda de acordo com esse levantamento, 69% dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro. e os que economizam são apenas a 29%.

Entre as pessoas que não conseguem guardar recursos no fim do mês, 44% afirmam que quase sempre ficam apertados pagando as contas, e acaba não sobrando nada.

Com o orçamento apertado, mais da metade (60%) dos entrevistados reduziram as despesas com lazer, deixando de comprar roupas e desistindo de viajar. Jenni Almeida, estrategista financeira, dá dicas de como contornar essa situação.

“Muitas pessoas simplesmente acumulam os boletos e vão pagando, pagando, sem ter uma estratégia financeira adequada de controle dos seus gastos e da sua receita.

Em primeiro lugar é preciso saber se aquilo que você compra é realmente necessário”, afirma Jenni Almeida.  “Se eu não vou usar ou vou usar muito pouco, é melhor guardar o dinheiro e investir, fazê-lo render”, complementa.

Em segundo lugar, é preciso ter objetivos definidos: comprar uma casa, fazer uma viagem de férias com a família, pagar seus estudos ou até mesmo quitar as suas dívidas. “Ter objetivos vai ajudar você a poupar com mais objetividade e regularidade”, afirma Jenni.

Em terceiro lugar, Jenni aconselha a ter uma fonte de renda alternativa, para aumentar a os ganhos no mês. “Assim, você vai implantar um movimento diferente na sua vida, de mais segurança e paz, sem precisar reduzir o lazer, por exemplo”, diz.

“Eu recomendo que se reduza 20% de tudo o que é desnecessário, usando o método das prioridades”, explica. “Pagar o aluguel, cuidar da saúde e se alimentar são prioridades, mas, eu preciso realmente ir ano salão toda semana? Preciso comprar mais uma roupa ou mais um calçado, só porque achei bonito?”, questiona.

Jenni afirma que o melhor caminho a se seguir para sair das dívidas e se organizar financeiramente, estabelecendo prioridades e encontrando o ponto de equilíbrio. Caso não consiga fazer isso sozinho, a solução pode ser ter um auxílio externo na estratégia financeira.

Jenni Almeida, estrategista financeira.
Sair da versão mobile