Estrangeiros voltam a escolher o Brasil como destino para intercâmbio em 2022

programa-intercambio-2022

Devido à pandemia, programas de intercâmbio foram cancelados e, agora em 2022, voltaram a acontecer (Crédito: Unsplash)

O intercâmbio, independente do país, permite ao aluno que desenvolva habilidades que vão além de um novo idioma.

Faz com que consiga conhecer uma nova cultura, adquira autonomia para tomadas de decisões, amplie seu ciclo de amizades, refletindo não só no seu desenvolvimento pessoal, mas também na sua carreira.

E para o estudante estrangeiro que vem para o Brasil não é diferente.

De acordo com a Belta (Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil), 38% das buscas por intercâmbio em 2021 foram para curso de Idioma com trabalho temporário.

Já os estrangeiros, possibilitado pelo avanço da vacinação e fim da pandemia, voltaram a escolher o Brasil como destino para realizarem seu intercâmbio em 2022, com programas de cursos de idiomas ou graduação em português, principalmente através do Study in Brazil.

A Study in Brazil é um setor da Belta e realiza diversas atividades para divulgar o país no exterior e consolidá-lo como um importante destino educacional no mundo, buscando promover e impulsionar os programas de educação brasileira para estudantes estrangeiros e empresas de intercâmbio internacional.

A organização seleciona e reúne instituições que oferecem Cursos de Ensino Médio e Superior, aulas de português, estudos acadêmicos de curta e longa duração, além de programas que combinam aprendizado com turismo, esportes, estágios, voluntariado, dentre outras atividades.

“Quando o estudante de fora escolhe uma escola credenciada pelo Study in Brazil by Belta, ele sabe que a empresa atende a todos os requisitos de integridade e confiabilidade para operar programas de intercâmbio no Brasil, pois realizamos uma periódica e rigorosa análise, checando o histórico, comprometimento e, principalmente, sua saúde financeira das agências com Selo Belta, ratificando a sua qualidade para a segurança e realização do intercâmbio”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta.

Desde abril deste ano, brasileiros e estrangeiros estão dispensados da apresentação de documento comprobatório de realização do teste para Covid-19, com resultado negativo ou não detectável.

Na nova política de restrição do trânsito internacional de viajantes, os passageiros devem apenas apresentar à companhia aérea, antes do embarque, o comprovante de vacinação, impresso ou em meio eletrônico.

Com essa e outras liberações, estudantes de outros países voltaram a procurar programas de intercâmbio no Brasil.

Língua Portuguesa é considerada a quarta mais falada no mundo

De acordo com um levantamento do Instituto Camões (Instituição Governamental atrelada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros), em maio deste ano, a Língua Portuguesa é considerada a quarta mais falada no mundo, com 260 milhões de pessoas, ocupando 3,7% da população mundial, atrás apenas do Mandarim, Inglês e Espanhol.

O idioma lusófono está presente em nove países-membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e em Macau.

O sistema educacional brasileiro inclui a Educação Básica e o Ensino Superior, dividindo-se da seguinte forma:

Educação Básica:

Educação Infantil de 2 a 6 anos;
Ensino Fundamental de 6 a 14 anos;
Ensino Médio de 14 a 17 anos.

Ensino Superior:

Cursos Técnicos (geralmente, com duração de cerca de 2 anos);
Cursos de Graduação (com duração de 3 a 6 anos)

O Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o único oficialmente reconhecido e exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, concedido aos estrangeiros que obtiverem bons resultados em uma prova padronizada de português.

A prova é aplicada no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

Empresas e instituições de ensino de todo o mundo aceitam o Celpe-Bras como certificado de proficiência em português como língua estrangeira.

Sair da versão mobile