Especialistas listam seis dicas para elevar a motivação dos funcionários que trabalham de casa

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Uma das preocupações dos novos tempos é como manter a motivação dos funcionários que trabalham de casa.

Fato é que, apesar de não terem mais que despender tempo de deslocamento para chegar ao escritório, as tarefas domésticas acabam tomando bastante espaço na agenda.

Além disso, mesmo que o domicílio seja mais silencioso para alguns, fatores emocionais podem estar tirando a concentração do seu time.

Ainda que no ano de 2020 a produtividade tenha sido elevada – dados do FGV IBRE apontam que o aumento por hora trabalhada foi de 4% no mundo e 10,5% na América Latina -, muito desse aumento foi impulsionado pelo medo que as pessoas sentiram de perder o emprego em meio a uma crise e também pela falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, já que muitos relatam que seguiam trabalhando além do expediente.

Estamos entrando no final de 2021 e é possível notar muita diferença na motivação geral. Ainda não está claro se as empresas voltarão a exigir presença física nos escritórios, mas as incertezas desse longo período cansam cada vez mais os trabalhadores.

A Open Education, edtech líder no ensino de inglês online e companhia proprietária da Open English and Open English Junior, trabalha no sistema home office desde sua criação em 2008, com professores nativos que moram em diferentes cidades e países do mundo todo.

Com base na vasta experiência da gestão à distância, especialistas da empresa reuniram seis dicas para ajudar a motivar seu time mesmo que de maneira remota.

1. De olho no propósito

Motivar as pessoas se torna uma tarefa fácil quando você tem um propósito bem definido para sua empresa e transformação que ela traz para o mundo. Sendo claro na comunicação do seu propósito desde a atração de talentos, será mais fácil mantê-los motivados.

2. Pessoas se conectam com pessoas

Mesmo que a comunicação interna da empresa se dê por meio de diferentes formatos, tais como newsletters, vídeos e chat, a mais importante delas é o olho no olho. Mesmo que virtualmente, encontros simultâneos e de troca com os gestores são essenciais para que o colaborador se sinta escutado e visto.

3. Estimular a interação dos times

O mesmo vale para a equipe. Para que os funcionários se sintam integrados e conectados com a empresa, vale a pena investir em encontros descontraídos e celebrações online, criando momentos de interação entre eles.

4. Tranquilizar a equipe

O mais importante dentro do cenário que enfrentamos atualmente é reassegurar os colaboradores de que está tudo bem. Na medida do possível, demonstrar que seus empregos estão garantidos e que não devem ter medo de serem demitidos acalma os funcionários e aumenta sua produtividade.

Atenção à saúde mental

Ofereça programas de assistência ao funcionário e benefícios relacionados à preservação da saúde mental e gerenciamento do estresse e burnout. É preciso criar mais canais de comunicação para que o funcionário saiba que pode pedir ajuda se precisar.

Atualizar e adaptar sempre

A recente crise trouxe novas necessidades, e é importante que a sua empresa seja dinâmica em fazer mudanças positivas.

Muitas companhias que ofereciam o vale-refeição quando trabalhavam de maneira presencial, seguem com esse mesmo benefício para o home office até hoje. Outras aderiram a outros tipos de benefícios que auxiliam o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, como o oferecimento de cursos profissionalizantes e inglês online, por exemplo.

A principal recomendação é manter os canais de diálogo sempre abertos e consultar os funcionários sobre temas novos para entender o que eles pensam e como se sentem. A maior ferramenta para a constante motivação da equipe é a escuta. Funcionários felizes criam uma organização feliz e de sucesso.

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