Especialista em investimentos comenta setores que cresceram durante a pandemia

Fonte: Unsplash.

Desde o início da pandemia, o Brasil e o mundo foram inseridos em um cenário instável e de incertezas econômicas.

Muitos setores foram prejudicados e grande parte dos investidores teve que recuar para entender como o mercado iria se comportar diante do cenário atípico que estava se formando.

De acordo com Herzel Fernandes, sócio-fundador e assessor da Monet Investimentos, quase todos os setores tiveram uma queda. Mas mesmo diante dessas incertezas, Herzel afirma que existem algumas empresas, dentro do setor de serviços, que conseguiram se manter durante esse período.

“Dentro desse setor, destacou-se as empresas de corretoras e valores imobiliários que administram mercado de balcão. Com a taxa de juros baixa, houve então muita procura por investimentos mais agressivos, pelo fato das famílias buscarem rendimentos melhores, tendo um crescimento bem expressivo no ano de 2020”.  Afirma o sócio-fundador da Monet Investimentos, Herzel Fernandes.

Monet-invetimentos
Herzel Fernandes, sócio-fundador e assessor da Monet Investimentos

E-commerce e plataformas de vendas

Segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco), o faturamento do e-commerce cresceu 41% em 2020. Esses dados refletem diretamente o comportamento dos brasileiros durante o período de pandemia.

Herzel Fernandes salienta que o aumento aconteceu devido ao novo comportamento do brasileiro diante da pandemia. Mas ele ressalta que as vendas cresceram, porém esse crescimento não se aplica ao varejo físico.

Agronegócio

O setor do agronegócio também foi um dos setores que se destacou diante das incertezas geradas pela Covid-19.

“O setor do agronegócio, que teve bastante demanda mundial, é um setor altamente exportador, dessa forma, ele conseguiu ter um crescimento nesse período de pandemia.” Ressalta o sócio-fundador da Monet Investimentos, Herzel Fernandes.

O PIB, de acordo com o IBGE, teve um aumento de 1,2% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao quarto trimestre de 2020. Ainda de acordo com os dados divulgados, o setor do agronegócio teve um avanço de 5,7% devido a uma melhora na produtividade e desempenho de alguns produtos, como a soja.

Sair da versão mobile