ENEM 2023: veja as datas e como fazer a inscrição

ENEM 2023
  1. Ao participar das inscrições ENEM 2023 os candidatos deverão se preparar para o dia da prova. No edital, você terá acesso a todas as informações do exame. Participe das inscrições ENEM 2023!

As inscrições ENEM 2023 estarão disponíveis conforme o calendário, por isso o estudante deve ficar atento às datas. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que será aplicada em dois dias diferentes, assim os candidatos terão tempo para se preparar.

Como será o ENEM 2023?

O Enem funciona como um grande vestibular aplicado em todo país em dois dias devido à grande extensão de conteúdos. Antigamente, a prova do Enem servia para medir o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio. Hoje em dia é uma das principais portas de entradas das universidades brasileiras. 

Os participantes se inscrevem, identificam seus endereços e são alocados nas escolas públicas e universidades públicas e privadas mais próximas para realizar a prova.

Quem pode participar do ENEM 2023?

O ENEM possui regras, então se você deseja participar é necessário cumpri-las. E se você ainda for estudante dos 2 primeiros anos do ensino médio, poderá participar da versão “Treineiros”.

Na versão treineiros do ENEM, as notas não poderão ser utilizadas para ingresso nas universidades. Essa prova é apenas para testar os conhecimentos, como o próprio nome sugere.

Poderá fazer o ENEM:

Cronograma ENEM 2023

Um dos pontos mais importantes de estruturação é, sem dúvidas, o calendário do Enem 2023. O MEC e o Inep não costumam adiar as datas que são listadas, ou prorrogar qualquer etapa, por isso, este cronograma deve ser seguido corretamente.

Embora a aplicação do Exame aconteça apenas no último trimestre do ano, as primeiras etapas começam a partir do mês de abril.

As inscrições começam no dia 30/06 e vão até o dia 14/07, já o pagamento da taxa de inscrição é até 19/07. Enquanto isso, a solicitação do atendimento especializado vai de 30/06 a 14/07 e o resultado sai dia 23/07. 

O recurso poderá ser solicitado entre os dias 26 a 30/07 com resultado no dia 04/08. A solicitação de tratamento pelo nome social será do dia 19 ao dia 23/07 e o resultado sai no dia 30/07. Se precisar de recurso o prazo é do dia 2 ao 6/08 com resultado em 11/08.

Por fim, a aplicação da prova será nos dois últimos domingos do mês de novembro.

Como se inscrever no ENEM 2023?

Logo após a abertura das inscrições no Enem 2023, os candidatos deverão preencher sua ficha cadastral. O sistema usa o login de acesso do Gov.br, um portal de unificação de acessos aos serviços do governo.

Confira então quem pode participar deste exame:

Nos primeiros dias é comum que o sistema fique congestionado, devido ao aumento no número de acessos. Mas, certifique-se de que sua participação foi mesmo registrada seguindo todos os passos e preenchendo todas as fichas. Veja como fazer no tutorial a seguir:

  1. Acesse a página do participante do Enem e clique em “Inscrição”;
  2. Digite o seu CPF no chat;
  3. Informe sua data de nascimento;
  4. Preencha todos os seus dados pessoais;
  5. Escolha a língua estrangeira de aplicação, entre inglês e espanhol;
  6. Preencha o formulário socioeconômico;
  7. Escolha entre a versão impressa e a versão digital do Enem 2023;
  8. Informe seus dados de contato (se precisar recuperar sua senha, esse será o meio disponível);
  9. Insira uma foto, confira as informações e envie sua inscrição.

Ao todo, são pelo menos 25 questões que você terá que responder ao longo da ficha de inscrição.

Será necessário informar durante o processo se a participação se trata de um treineiro, ou seja, pessoa que participará do exame apenas como teste. Ou se vai concorrer a uma das vagas disponíveis nos programas do governo usando a nota daquela edição.

O que fazer para tirar uma boa nota no ENEM 2023?

São muitas pessoas realizando a mesma prova, então, pensar em como se destacar e tirar a melhor nota é fundamental. Confira algumas dicas para fazer a diferença no ENEM 2023.

Lembre-se: sem persistência não é possível obter o sucesso, então, prepare-se no mínimo seis meses antes da aplicação da prova.

Sair da versão mobile