Embraer e Air Astana assinam contrato de serviços para nova frota de E-Jets E2

Embraer-e-Air-Astana-assinam-contrato

Amsterdã, Holanda, 13 de fevereiro de 2019 – A Embraer e a Air Astana, companhia de bandeira do Cazaquistão, assinaram um acordo de longa duração para um Programa de Pool de serviços e suporte para a nova frota de jatos E2, a nova geração de aeronaves comerciais E-Jets da Embraer.

A entrada em serviço do E2 marca o início da renovação da frota da Air Astana. Atualmente, a companhia opera nove jatos E190, o primeiro deles entregue em 2011, quando a empresa aérea aderiu ao Programa de Pool da Embraer. Agora, com a extensão do programa para os novos E190-E2, a Air Astana reforça sua confiança na forte parceria com a Embraer.

A Air Astana recebeu seu primeiro E190-E2 em dezembro de 2018 e começou a operá-lo em rotas domésticas e nos países da Comunidade de Estados Independentes (CIS, na sigla em inglês). A companhia aérea cazaque receberá mais quatro E190-E2s em 2019, sendo que a última das cinco unidades, todas arrendadas junto à AerCap, será entregue no último trimestre do ano.

O Programa de Pool para as aeronaves E190-E2 da Air Astana cobrirá acesso ilimitado e cobertura total de manutenção para mais de 325 componentes, sendo que quase um terço deles exclusivamente alocados na base principal da companhia aérea para garantir a total disponibilidade da frota.

“Estamos orgulhosos de que a Air Astana escolheu depositar sua confiança em nós para o suporte à sua nova frota de E2s, reforçando ainda mais o compromisso da Embraer com os clientes da região a partir do portfólio de soluções TechCare. Certamente é um forte endosso ao programa e aos serviços da Embraer, provando a lealdade dos clientes ao suporte de última geração do fabricante, com valores competitivos”, disse Johann Bordais, CEO e Presidente da Embraer Serviços e Suporte.

“O apoio do fabricante se encaixa nas necessidades da Air Astana, já que estamos mudando nossa frota para a segunda geração de E-Jets da Embraer. Isso foi fundamental para nossa decisão de aderir ao programa, o que permitirá foco nas operações diárias, uma vez que o programa oferece custos efetivos e soluções práticas, garantindo eficiência e resultados competitivos”, disse Peter Foster, CEO da Air Astana.

O Programa Pool de serviços da Embraer, que atualmente apoia mais de 40 companhias aéreas em todo o mundo, permite aos operadores minimizar investimentos em recursos e estoques de alto custo. Também garante acesso à expertise técnica da Embraer e sua ampla rede de provedores de serviços para reparo de componentes. Os resultados são uma significativa economia nos custos de reparo e estoque, redução no espaço necessário para armazenamento e eliminação de recursos necessários para gerenciamento de reparos, garantindo níveis de desempenho.

O E190-E2 é o primeiro de três novos jatos que integram a família E2, desenvolvida para suceder a primeira geração dos E-Jets. A Embraer Serviços & Suporte implementou o Programa Pool do E2 para dar suporte aos operadores desde o primeiro dia da entrega da aeronave. A Widerøe, maior companhia aérea da Escandinávia e cliente de lançamento do E190-E2, recebeu seu primeiro E2 em abril de 2018. Atualmente, o programa apoia 100% dos E-Jets E2 entregues.

O Programa de Pool faz parte de um conjunto de serviços que a Embraer oferece para dar suporte à frota mundial de aeronaves Embraer por meio da TechCare, a nova plataforma que reúne todo o portfólio de produtos e soluções para entregar a melhor experiência de serviços e suporte.

Sobre a Air Astana
A Air Astana, empresa aérea de bandeira do Cazaquistão, opera voos em mais de 60 rotas domésticas e internacionais a partir de centros em Astana e Almaty. A companhia foi constituída no final de 2001 e iniciou operações em 15 de maio de 2002. A companhia aérea voa em uma frota de 34 aeronaves entre arrendadas e próprias e faz parte da IATA.

A Air Astana tornou-se a primeira operadora da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e da Europa Oriental a receber uma classificação de 4 estrelas pela Skytrax em seu World Airline Awards 2012 e também foi nomeada “A Melhor Companhia Aérea na Ásia Central e na Índia” naquele ano. Ambas as conquistas foram repetidas em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. A empresa também recebeu uma classificação de 5 estrelas nas principais categorias de companhias aéreas regionais nos prêmios APEX de 2018 e foi nomeada Vencedora no TripAdvisor 2018 Travelers ‘Choice Awards.
A Air Astana é uma joint venture entre o fundo nacional de patrimônio imobiliário do Cazaquistão Samruk-Kazyna (51%) e a BAE Systems PLC (49%). Para mais informações, visite www.airastana.com

Sobre a Embraer Serviços & Suporte
A Embraer Serviços & Suporte foi estrategicamente criada no fim de 2016 para alavancar os negócios de pós-venda da Embraer, criando sinergia entre todas as unidades de negócios, promovendo eficiência e desempenho global, respeitando as especificidades de cada segmento, seja Aviação Comercial, Executiva, Defesa & Segurança ou Agrícola. A Embraer tem mais de 2.300 pessoas posicionadas no mundo para atender a mais de 1.700 clientes, uma rede premiada de mais de 80 centros de serviços próprios e autorizados, complementada por dois Contact Centers 24/7. O novo portfólio de produtos TechCare abrange Treinamento, Manutenção, Materiais, Modificações de Aeronaves, Operações de Voo, Suporte de Campo, Suporte Técnico e Soluções Inovadoras.

Sobre a Embraer
Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sair da versão mobile