Ao analisarmos os cenários possíveis dentro do segmento de educação este ano, constatamos que será preciso planejar o imprevisível.
A gestão do retorno seguro à aprendizagem presencial para os alunos e professores, por exemplo, que parecia sob controle com os protocolos sanitários já estabelecidos, tornaram-se incertos à medida em que a variante Omicron avança em todo o país.
No entanto, mesmo nesse quadro de incertezas, alguns pontos podem ser destacados. O primeiro deles é o que chamo de apoio à aprendizagem socioemocional, que já vem sendo foco de atenção importante nas escolas e que continuará este ano.
A defasagem do aprendizado, consequência da pandemia do COVID-19, é difícil de ser mensurada e, dessa forma, cabe aos gestores de instituições de ensino estarem atentos à realidade de sua comunidade escolar para atuar de forma certeira a fim de reduzir essa perda.
A boa notícia aqui é que existe uma enorme vontade de todos em apoiar os alunos e também uma vasta comunidade de empresas de educação que oferecem as ferramentas e os recursos para ajudar os educadores nessa retomada dos processos de aprendizagem.
A retenção de bons professores e outros funcionários da escola é um tópico que recebe pouco destaque, mas que requer muita atenção dos gestores da área da educação.
Desenvolver estratégias para reter esses profissionais vai muito além da questão salarial e deve ser uma prioridade dos líderes educacionais neste ano.
É importante destacar que uma infraestrutura de trabalho adequada, a possibilidade de desenvolvimento individual e também o reconhecimento das melhores práticas implementadas são fundamentais para manter o corpo docente engajado.
A interrupção das aulas no seu formato presencial e o ensino híbrida nos dois últimos anos resultou em um aumento no envolvimento dos pais que tiveram a oportunidade de acompanhar como seus filhos estavam aprendendo, a maneira que estavam sendo ensinados e como estavam sendo avaliados.
Esses mesmo pais agora têm a oportunidade de continuar assim, de maneira mais participativa no aprendizado do filho e, desta forma, outro desafio dos líderes educacionais e professores será também o de envolvê-los em todo o processo de retorno para o presencial.
Não há como saber ao certo os efeitos a longo prazo de todas as mudanças que ocorreram na educação durante a pandemia gerada pelo COVID-19, mas é preciso sair do modo de sobrevivência e começar a planejar e a olhar para o futuro novamente. Estou esperançoso, embora não especialmente otimista, que comecemos a ver isso em 2022.
* Diretor da rede de Escolas Luminova, Yan Navarro é doutor em Didáticas específicas pela Universidade de Valência, na Espanha, e doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. |