Dropshipping: gestão de estoque e otimização dos processos internos do PME

Desde o começo da pandemia, o número de vendas online no Brasil segue crescendo em um ritmo acelerado, o que indica um cenário de muitas oportunidades para empreendedores que pensam em investir em e-commerce, ou já estão presentes no mercado com suas lojas virtuais.

De acordo com o relatório da Global Payments Report, o comércio online deve crescer 95% no Brasil até 2025.

Com tanta expectativa, a Tray, unidade de e-commerce da Locaweb Company, criou uma força-tarefa para ajudar os PMEs na gestão dos estoques que, ou ficaram insuficientes com a alta de pedidos, ou ficaram encalhados com a reabertura do comércio físico.

Grande parte das pessoas que começaram a atuar recentemente no ambiente digital é formada por pequenos empreendedores que, muitas vezes, se deparam com desafios atrelados ao investimento necessário para fazer as empresas crescerem.

Custos com uma gestão tradicional de estoque e logística, por exemplo, podem fazer com que os resultados desejados demorem a ser alcançados, mas abrem caminhos para pensar em alternativas e estratégias adequadas para cada negócio.

Uma das estratégias que podem ser adotadas nestes casos é o dropshipping, que vem se popularizando pelo aspecto prático e inovador na entrega de produtos para os clientes.

Com este recurso, geralmente integrado às plataformas de e-commerce, o lojista faz a venda do produto e envia a ordem dessa transação para o fornecedor parceiro que, por sua vez, é quem faz o envio do item para o cliente em nome do comércio eletrônico.

Com isso, o lojista também dispensa o investimento em estoque, uma vez que seus produtos podem ser acondicionados nas estruturas oferecidas pela empresa parceira que realizará a entrega.

“Neste processo, a loja virtual passa a atuar apenas como uma mediadora entre cliente e fornecedor, o que simplifica e otimiza grande parte dos processos internos e administrativos de sua operação”, explica Thiago Mazeto, CEO da Tray, empresa que possui integração com os 15 maiores fornecedores de dropshipping do país.

Cabe destacar que a opção pelo recurso também permite que o lojista trabalhe com uma variedade maior de produtos, uma vez que pode firmar parcerias com diversos fornecedores e aumentar as opções de produtos para os consumidores.

Esta variedade e diversidade na oferta é fundamental para que a empresa atraia um público mais amplo e aumente suas capacidades de fidelizar os clientes.

A relação entre custo e benefício é uma das principais vantagens do uso de dropshipping pela Tray que, por transferir o estoque e a entrega para fornecedores, permite uma economia considerável em outras áreas, como logística e infraestrutura, além do redirecionamento destes investimentos para atividades emergenciais ou prioritárias.

“Ainda que existam desafios constantes e indispensáveis no alinhamento de dados entre os fornecedores e na comunicação do status de compra para os clientes, o recurso surge como uma medida fundamental para dinamizar e aquecer o e-commerce não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, conclui o CEO.

Segundo projeções da Grand View Reasearch, o dropshipping deve movimentar cerca de US$ 557,9 bilhões até 2025, o que sugere um futuro viável e próspero para aqueles que têm o objetivo de crescer e se conectar, cada vez mais, com as pessoas por meio do ambiente digital de vendas.

Sobre a Tray

Com mais de 19 anos de história, a Tray – unidade de e-commerce da Locaweb – é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado.

Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray Corp.

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