Doações a fundos sociais podem ser abatidas do imposto de renda devido

Bolly Vieira Centro de Reabilitação de Piracicaba (SP), um dos projetos que recebe recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Quem fez doações a projetos e fundos sociais em 2022 pode obter o abatimento do valor do imposto devido na declaração do Imposto de Renda relativo ao mesmo ano.

Esta regra vale tanto para empresas que são tributadas pelo lucro real, quanto para pessoas físicas.

No caso das pessoas físicas, o abatimento pode ser de até 6% do imposto devido.

O valor pode ser destinado a fundos que apoiam o Estatuto da Criança e do Adolescente, Incentivo à Cultura, Incentivo à atividade audiovisual, Incentivo ao Desporto e Estatuto do Idoso.

A Fundação ArcelorMittal possui o programa Cidadãos do Amanhã, que antecipa a contribuição de empregados que desejam destinar até 6% do Imposto de Renda devido ou  realizar doações.

O recurso arrecadado é destinado aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de várias cidades espalhadas pelo Brasil.

O programa existe há 23 anos e funciona por meio de uma plataforma específica da companhia que, além de fazer a destinação do valor doado, também auxilia neste momento de declaração do Imposto de Renda, orientando todos aqueles que aderiram a fazer a devida prestação de contas.

Pessoas de fora da empresa, como fornecedores, familiares, clientes, pessoas da comunidade, também podem participar, sendo que o valor é pago à vista, por meio de boleto bancário.

Além dos valores de Pessoa Física, as empresas do Grupo também realizam o repasse de parte do imposto devido.

Anualmente, o Cidadãos do Amanhã repassa recursos para cerca de 40 Conselhos Municipais, beneficiando mais de 7 mil crianças e adolescentes.

Só em 2022, R$ 6,8 milhões foram repassados aos Fundos. Esta é mais uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, que tem como objetivo gerar oportunidades para crianças e jovens.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros.

As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.

Sair da versão mobile