Distribuidoras prorrogam chamada para aquisição de gás natural; volume potencial chega perto de 20 milhões de metros cúbicos/dia

Distribuidoras-prorrogam-chamada-para-aquisicao-de-gas-natural-volume-potencial-chega-perto-de-20-milhoes-de-metros-cubicos-dia

Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2019 – Os supridores ganharam mais tempo para manifestar interesse na chamada pública coordenada para aquisição de gás natural lançada pelas distribuidoras do combustível nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O prazo foi prorrogado para a data de 12 de abril de 2019. Além de estender o prazo de elaboração das propostas comerciais dos possíveis ofertantes, a prorrogação visa ampliar a participação de novos supridores a partir de mudanças em curso no setor de gás no País.

Também prorrogaram o prazo outras cinco distribuidoras do Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Sudeste (noroeste de São Paulo) e Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul), todas atendidas pelo mesmo gasoduto de transporte (Bolívia-Brasil). Os interessados também têm até o dia 29 de março para enviar propostas. A prorrogação foi motivada por solicitações de adiamento do prazo e de esclarecimentos feitos por potenciais proponentes.

As chamadas públicas coordenadas têm como propósito diversificar as fontes supridoras de gás natural e, assim, entregar melhores condições mercadológicas para os usuários nas respectivas áreas de concessão. Somado, o volume potencial de aquisição é de quase 20 milhões de metros cúbicos/dia.

As distribuidoras que abriram chamada pública

No Nordeste, a iniciativa reúne sete distribuidoras: Algás (Alagoas), Bahiagás (Bahia), Cegás (Ceará), PBGás (Paraíba), Copergás (Pernambuco), Potigás (Rio Grande do Norte) e Sergás (Sergipe), somando um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos/dia de gás.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, são cinco concessionárias: Compagas (Paraná), a GasBrasiliano (região noroeste de São Paulo), a MSGás (Mato Grosso do Sul), a SCGás (Santa Catarina) e a SulGás (Rio Grande do Sul). Juntas, elas atendem mais de 134 mil consumidores e possuem mais de 4,4 mil quilômetros de redes de distribuição em 161 municípios. O volume total de aquisição é de aproximadamente 10 milhões de metros cúbicos/dia e o início do suprimento está previsto para o ano de 2020.

Qualquer produtor, importador, ou agente comercializador pode participar das chamadas públicas. As informações sobre a iniciativa podem ser encontradas nos editais disponíveis, em português e inglês, no site de cada distribuidora.

Sobre a Abegás

Criada em 1990, a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) representa as empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado no Brasil. Tem como visão ser referência institucional na indústria do gás natural, representando os interesses do serviço de distribuição, agindo para proteger as concessões públicas, a garantia de suprimento e a ampliação do atendimento.

Em seus mais de 28 anos de existência, a Abegás tem atuado para que ocorra a ampliação da oferta de gás natural no país, quer seja de produção nacional ou por meio de importação; no estímulo ao fortalecimento das empresas distribuidoras de gás canalizado em todos os Estados da Federação; no intercâmbio e na cooperação técnica e institucional entre seus associados e outras entidades e, bem como, na colaboração com órgãos do governo federal e dos governos estaduais na formulação de programas de desenvolvimento e fortalecimento da indústria brasileira do gás natural. Site: www.abegas.org.br

Sair da versão mobile