75% dos brasileiros pretendem comprar mais em 2023.
Mesmo sendo expressivo, o número é inferior àquele expresso pelos entrevistados no mesmo período do ano passado, quando 95% deles pretendiam gastar mais, comparado ao ano anterior (2021).
A descoberta faz parte de um levantamento feito pela fintech Trigg sobre as tendências de consumo em 2023.
Para aqueles que pretendem gastar menos, o principal motivo é uma readequação sobre seus hábitos de consumo, comprando somente o necessário (13%), seguido pelos 8% que realmente desejam economizar.
7% afirmam ter insegurança com relação ao cenário político.
As áreas com mais prioridade nas compras para este ano são: alimentação (58%), educação (37%) e saúde (34%).
E embora as compras online continuem sendo o canal de vendas de preferência dos consumidores (quase 52%), fica quase empatado com aqueles que ainda preferem ir às compras presencialmente (48%).
Com relação às formas de pagamento, o cartão de crédito continua se destacando, sendo prioridade para 85% dos brasileiros, com queda de 10% em relação a 2022. J
á o PIX segue em crescimento. Em 2022, o meio de pagamento era a preferência de 2% dos consumidores e na pesquisa deste ano passou para 9%.
Para a Trigg, ampliar formas para ajudar o cliente a manter seu cartão de crédito como instrumento de crédito consciente evitará que ele perca o produto financeiro mais ágil e preferido do consumidor.
Como mais um canal de comunicação com foco em educação financeira e facilidade aos clientes, a fintech lançará um novo portal que em poucos minutos compilará soluções e ofertas personalizadas.
Feita com mais de 4 mil pessoas entre os dias 7 e 14 de fevereiro, a pesquisa mostra ainda que os valores acessíveis e promoções (65%), a qualidade dos produtos (60%) e facilidade na compra e na entrega (51%), é o que mais chama a atenção dos consumidores na hora de comprar.
Além disso, 52% estão dando preferência por comprar de pequenos produtores, amigos ou marcas próprias.
Ao pensar neste primeiro trimestre, para o maior percentual entre os pesquisados, 27%, grande parte dos gastos são com educação (material escolar, uniformes e mensalidade), seguida por alimentação (19%) e viagens & lazer (15%). Cerca de 68% dos entrevistados são pais e têm entre 25 a 46 anos (76%).
Sobre os próximos grandes picos de consumo, a grande maioria pretende gastar mais no dia das mães, seguido pela Páscoa.
Sobre a Trigg
Trigg é uma fintech que cria conexões para que seus clientes vivam o melhor lado deles e que por meio do crédito possa contribuir para a realização de sonhos, desejos e projetos.
Inovando no mercado financeiro com soluções para tornar o crédito mais acessível e justo. Uma das startups do setor financeiro mais admiradas do mercado brasileiro, conhecida por seu modelo de cashback, que devolve um % do valor da fatura, oferecendo a liberdade de escolha para o cliente administrar essa grana: descontar na fatura ou doar para o plantio de árvores.
É a única fintech a levantar a bandeira geek, com heróis e personagens da cultura pop, como Friends, Arlequina, Batman, Coringa, Mulher Maravilha, Scooby-Doo e Superman.