No dia 28 de julho é celebrado o Dia Nacional do Agricultor, profissional que desempenha papel crucial na sociedade ao produzir a maioria dos alimentos consumidos, incluindo itens básicos como o arroz e o feijão.
No entanto, os agricultores enfrentam desafios diários, como mudanças climáticas, pragas e doenças, que demandam tecnologias eficientes para garantir a segurança alimentar em suas culturas.
Nesse contexto, a Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, se destaca na produção de fertilizantes que visam qualidade, soluções e recursos para aprimorar o trabalho dos produtores
rurais.Com produtos que utilizam alta tecnologia e aminoácidos, o vasto portfólio da empresa colabora para a nutrição equilibrada das plantas, refletindo na qualidade dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros.
“Buscamos manter altos padrões de qualidade, submetendo cada novo produto a uma validação interna e externa (com auxílio de pesquisadores) que seguem rigorosos critérios técnicos. O processo de fermentação, no qual obtemos nossos aminoácidos, garante aminoácidos de elevada qualidade que são efetivamente absorvidos pelas plantas e incorporados em sua fisiologia”, afirma o Rafael Hirano, gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes.
Otimização de tempo e redução de gastos
De acordo com estudos científicos realizados pela Ajinomoto do Brasil, os fertilizantes com aminoácidos têm demonstrado resultados promissores, complementando a adubação convencional, os fertilizantes Ajinomoto têm ajudado para atenuar estresses bióticos e abióticos e assim melhorar o rendimento e produtividade das culturas.
Em um trabalho de campo realizado em parceria com o pesquisador Rafael Pedroso, da ESALQ/USP, a utilização do AMINO Plus pós-fitossanitário na cultura do tomate resultou na recuperação das plantas e em um incremento de 5% a 9% na produtividade.
“Um dos objetivos da Ajinomoto® Fertilizantes na formulação de novos produtos é o princípio de ASV – Ajinomoto Shared Value (Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto), relacionado às iniciativas que geram valor econômico e, simultaneamente, contribuem com questões socioambientais. Tecnologias sustentáveis, como a utilização de aminoácidos, são usadas na elaboração dos produtos, aumentando a produtividade agrícola e a renda dos produtores rurais, principalmente os médios e os pequenos”, explica Hirano.
Além disso, o executivo esclarece que os aminoácidos podem potencializar o efeito de outros produtos utilizados (sinergismo), melhorando a absorção e translocação dentro da planta, auxiliando na produção de compostos de defesa e para atenuar efeitos negativos de déficit hídrico, por exemplo.
“Eles desempenham funções que vão desde a produção de compostos de defesa até a eliminação de compostos tóxicos, contribuindo para a proteção das plantas”, destaca Rafael.
Para finalizar, o gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes conta que a empresa oferece capacitação gratuita para produtores rurais – homens e mulheres -, por meio do seu site e canal do Youtube, com um conteúdo que tem base em três principais vertentes: uso de aminoácidos na agricultura, manejo de culturas e resultado de testes.
Sobre a Divisão Agronegócios
A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso.
Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios.
Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos.
A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte.
No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo.
O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo.