Dia da Árvore: 5 livros para conscientizar os pequenos leitores

Foto: Freepik

Com o objetivo de conscientizar a sociedade para o cuidado com as árvores e seu papel fundamental na manutenção das espécies e do habitat, celebra-se no dia 21 de setembro o Dia da Árvore.

A data foi escolhida pela proximidade da Primavera, celebrada no hemisfério sul em 23 deste mesmo mês.

Além de exercerem um papel fundamental na manutenção do meio ambiente, as árvores são essenciais para a vida no planeta, pois auxiliam na produção do oxigênio; na melhoria da qualidade do ar; suas raízes atuam na conservação do solo, protegendo contra deslizamentos de terra e enchentes; regulam o clima local; entre outros benefícios.

Além disso, as árvores provêm alimentos e recursos, como frutas e sementes e favorecem a estética das cidades e o bem-estar da sociedade como um todo. Nas árvores, a fauna encontra alimento e abrigo.

Para celebrar a data e auxiliar pais e educadores a trabalharem o tema com os pequenos leitores, a PAULUS Editora indica cinco títulos que falam sobre a importância das árvores para a sociedade. Confira:

A árvore dos meus dois quintais

Numa história envolvente, que aborda a magia da imaginação, a obra “A árvore dos meus dois quintais” conta a história de um menino e sua amizade com uma árvore plantada no quintal de casa.

Com narrativa poética, o texto convida o leitor a refletir sobre o carinho e o respeito presentes nesta relação.

“Sem gente e sem árvores ao nosso redor, nada feito, a vida fica completamente desprovida de sentido. Mais do que temas importantes, as amizades e o meio ambiente são essenciais, imprescindíveis”, reflete o autor.  Saiba mais.

Cadeira, cadeia quebrada

Escrito e ilustrado por Nireuda Longobardi, o livro infantojuvenil “Cadeira… cadeia quebrada” traz a história de uma cadeira, que relembra o seu passado como árvore e a companhia de seus antigos amigos.

Depois, narra as etapas de sua extração, transformação, transporte e seu novo lar, nas brincadeiras de uma família em suas diversas e criativas utilizações.

A obra incentiva a reflexão sobre os objetos que rodeiam as crianças, questionando do que são feitos e a sua origem, valorizando os recursos naturais.

O pequeno baobá

A obra infantil “O pequeno baobá”, escrita por André Luís Oliveira e ilustrada por Lucas Sartorato Busatto, conta a história de um pequeno baobá, que vivia à sombra de muitas árvores adultas e mostra como a pequena árvore superou seus medos e teve acesso a caminhos nunca antes explorados.

Neste livro, é possível aprender sobre coragem, decisão, personalidade, proteção, generosidade, amizades, defeitos, qualidades e exageros.

Chico, homem da floresta

Como parte da coleção Brasileirinhos – que adapta para o público infantil a história de grandes personalidades brasileiras, a PAULUS apresenta “Chico, homem da floresta”, obra de Lúcia Fidalgo que apresenta a trajetória de Chico Mendes, ex-seringueiro e defensor da natureza e dos povos originários na Amazônia.

O livro fala sobre o amor e o respeito do ser humano pela natureza e da perseverança na luta por causas justas – neste caso pela preservação da floresta. Esta publicação conta com as ilustrações do artista plástico Demóstenes Vargas.

Quem mexeu na minha floresta?

A obra da coleção Imagem da Palavra tem como objetivo interagir e exercitar a criatividade dos leitores.

“Quem mexeu na minha floresta?”, de Adalberto Cornavaca, é dedicado a todas as crianças que amam e protegem o meio ambiente e, por meio de belas imagens, visa interagir e convidar os pequenos para que encontrem seus próprios caminhos.

Sair da versão mobile