O perfil de investidor é o resultado de uma análise das suas características em relação a investimentos, e principalmente ao risco envolvido. Descobrir qual o seu perfil de investidor requer a resposta de algumas questões. De fato, ele serve para indicar a carteira de investimentos mais adequada para você.
Sem dúvida, ser fiel ao seu perfil de investidor pode fazer a diferença na hora de ter sucesso em suas aplicações financeiras. Isso porque a forma como você lida com os acontecimentos, por exemplo, é o que determina o seu perfil. Ou seja, é algo ligado à sua personalidade e objetivos.
O que é perfil de investidor e quais são eles
Existem três categorias de perfil de investidor. São elas:
- Conservador
- Moderado
- Arrojado
Cada categoria é definida, de modo geral, de acordo com sua tolerância a riscos, liquidez e rentabilidade. Você será avaliado pela sua situação financeira (renda e patrimônio), idade, conhecimento do mercado e, claro, seus objetivos.
Confira as principais características de cada perfil de investidor:
Conservador
Esse tipo de investidor prioriza a segurança em suas aplicações.
Em sua diversificação de investimentos, o conservador deve manter a maior parte da sua carteira de investimentos em produtos de baixo risco. Ou seja, escolhas como: tesouro direto, CDB, LC, LCI/LCA e fundos de Renda Fixa. Se quiser adicionar um pouco de renda fixa privada, você pode aplicar em debêntures também.
A característica principal do perfil conservador é preservar o seu patrimônio. Normalmente ele opta por investimentos com baixa oscilação e risco. Ou seja, está disposto a abrir mão de rentabilidade em troca de mais segurança e liquidez. Logo, produtos de renda fixa, com rentabilidade previsível, são mais adequados para esse tipo de perfil.
Porém, nada o impede de arriscar em alguns produtos de renda variável, por exemplo, os fundos imobiliários que permitem investimentos no setor imobiliário com pouco dinheiro, promovem diversificação na carteira de investimentos, são isentos de imposto de renda e possuem liquidez.
Moderado
Esse investidor está entre os conservadores e os arrojados.
Ele gosta de segurança, mas já possui tolerância a riscos de longo prazo. Sendo assim, opta por investimentos mais arriscados dependendo da situação. Esse perfil de investidor possui mais conhecimento do mercado e um patrimônio em crescimento, que já é grande o suficiente para diversificar em diferentes prazos.
Então, o perfil moderado procura equilibrar rentabilidade versus risco. É um investidor que tem a segurança da Renda Fixa, mas também aplica parte de seus recursos em Renda Variável, buscando retornos acima da média do mercado.
Embora concentre o maior volume de seus investimentos em investimentos conservadores, admite perdas até certo limite. Portanto, é um dos tipos de investidores com expectativa de retorno em médio e longo prazo.
Arrojado
Esse perfil de investidor entende que as perdas a curto prazo são momentâneas e necessárias para aproveitar lucros mais altos a longo prazo.
Mesmo sendo arrojado, é muito recomendado que o investidor tenha uma reserva de emergência para situações do cotidiano que demandem dinheiro a curto prazo. Essa parcela da sua carteira é mais conservadora para garantir o resgate rápido em cerca de 24 horas, sem perda de rentabilidade.
O perfil de investidor arrojado possui conhecimento de mercado, busca sempre boa rentabilidade e aceita exposições medianas ao risco em busca de ganhos maiores que a inflação a médio e longo prazo, mesmo com riscos.
Assume posições mais concentradas com estratégias a fim de alcançar um maior retorno.
É o investidor que prefere aplicar seus recursos em ações de empresas que oferecem maior probabilidade de retorno para aumentar seu patrimônio. Possui preparo técnico e emocional para acompanhar as oscilações do mercado, pois busca acumular ganhos altos que superam a média.
3 dicas para investir de acordo com o seu perfil de investidor
O investidor de sucesso é aquele que conhece a si mesmo. Logo, é preciso aplicar em investimentos com riscos adequados ao seu perfil. Esse conhecimento deve começar com um bom planejamento financeiro pessoal. Enquanto você não tiver metas de investimentos de acordo com seus objetivos, dificilmente você conseguirá realizar seus sonhos.
Acompanhe algumas dicas para evitar investimentos fora do seu perfil de investidor:
1- Você está realmente disposto a arriscar?
Você deve se fazer essa pergunta quando estiver cogitando realizar alguma aplicação financeira.
Por exemplo, se você se identifica com um perfil mais conservador e aplica em um ativo de renda variável com alto risco, sem planejamento e uma gestão de risco bem estruturada, irá acabar se expondo a um risco que talvez não consiga comportar.
Um fundo multimercado de investimento mínimo de R$10.000, por exemplo, pode ter oscilações negativas de 5% em um mês, então você pode aplicar, mas consciente de que poderia perder cerca de R$500 em um mês.
Se o resgate do investimento acontecer em 1 ano, mesmo que esse tipo de situação (de oscilações negativas) aconteça apenas uma vez a cada 12 meses, você precisa estar preparado para perder um pouco de dinheiro em um mês, para poder ganhar nos outros 11 meses.
Portanto, não vale a pena arriscar um dinheiro que você precisará no curto prazo em investimentos desse tipo, por exemplo.
2- Não concentre os seus investimentos
Concentrar todos os seus investimentos em uma mesma categoria de risco não é a melhor recomendação para nenhum perfil de investidor.
Logo, estudar as categorias de cada mercado e analisar as oportunidades de acordo com o seu perfil é uma ótima ideia. Então, montar uma carteira de investimento segura e lucrativa que corresponda aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Outra dica importante para montar a carteira ideal para o seu perfil de investidor é utilizar simuladores de investimentos para descobrir o rendimento das aplicações que podem compor sua carteira.
3- Invista com frequência
Defina um valor, de acordo com o seu planejamento financeiro, para investir todos os meses. Ter um aporte recorrente é uma estratégia essencial para impulsionar seu patrimônio ao longo do tempo e construí-lo de modo consciente. Assim será possível alcançar seus objetivos com o aumento do seu capital.