Da escola pública à direção de uma das principais healthtechs do país

direcao-healthtech

Selecionado em 2021 como um dos nomes da Forbes Brasil under 30, Cristian Rocha está na direção e é CEO e cofundador da healthtech Laura, que oferece soluções de inteligência artificial para aprimorar a qualidade do atendimento recebido pelos pacientes e, ao mesmo tempo, a entrega de uma visão 360º às equipes clínicas.

Cristian iniciou os estudos em escola pública.

Da primeira à oitava séries, estudou no colégio estadual curitibano Santa Rosa (classificada por dois anos consecutivos como a penúltima no ranking em qualidade de ensino do estado).

Mas foi na 5ª série que a vida acadêmica de Cristian começou a mudar, pois um dos professores afirmou que “nenhum dos alunos da turma teria futuro, pois a criminalidade estava fadada a todos” e que, por isso, “eles poderiam abandonar a escola”.

O prognóstico sombrio motivou Cristian a estudar ainda mais para mudar seu futuro.

Na oitava série, já como autodidata, mudou de escola e, após passar nas provas, começou o curso de tecnólogo em eletromecânica.

A partir da participação no programa curitibano “Lapidando Talentos”, voltado para jovens carentes e focado em tecnologia, Cristian aprimorou seus conhecimentos.

Passou a se preparar para o vestibular e foi aprovado na UFPR, tornando-se o primeiro integrante da família a entrar em uma universidade pública.

Na faculdade, após superar diferenças econômicas, desigualdades e a defasagem de ensino, formou-se em Ciência da Computação.

Na época, ele já enxergava que a computação o ajudaria a impactar vidas e, em razão de seu desempenho na universidade, ganhou uma bolsa de estudos na Austrália, pelo programa Ciências sem Fronteiras.

Naquele país, fez um estágio na área de Inteligência Artificial em uma das maiores referências no setor da Europa.

Tempos depois, antes de obter uma bolsa de estudos para mestrado em Inteligência Artificial, Cristian conheceu o arquiteto de sistemas, Jac Fressatto, em um evento de tecnologia no Brasil.

E agora na direção de uma das principais healthtechs do país

Juntos, eles identificaram a carência da saúde de estrutura tecnológica e, assim, sua missão profissional se concretizou, com a construção da healthtech Laura, que hoje está presente em mais de 50 instituições de saúde.

Ativa desde 2016, a healthtech faz uso de algoritmos de inteligência artificial, bem como da geração e integração de dados, a fim de entregar uma visão 360º às equipes clínicas e proporcionar o melhor cuidado aos pacientes.

A startup – eleita como uma das mais promissoras do Brasil, em levantamento feito por Época Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios – sela parcerias anualmente com grandes players, como Grupo Fleury e MSD Brasil, além de operadoras de plano de saúde e hospitais por todo o país.

Apesar de já ter recebido convites para atuar no exterior, Cristian acredita que o propósito é um grande incentivador para a superação de desafios.

Por isso, ele continua dedicando seus esforços ao seu país.

Sair da versão mobile